22 de junho de 2011

Nx Zero - Projeto Paralelo

Depois de algum tempo decepcionado...



...com a derrocada do eles do mundo pop (leia emo), sempre olhava com desconfiança tudo o que lançavam. Algumas músicas como Cedo ou Tarde, Apenas Um Olhar e mais recentemente Só Rezo, me mostravam um pouco daquela banda que vi engatinhando no Hangar 110 alguns anos atrás.

Culpa do mercado atual? Culpa do Rick Bonadio? Culpa da falta de oportunidades, e as que aparecem tem que ser aproveitadas?

Não sei ao certo. Nunca saberemos. Sei bem como é dura a vida de banda que se vira por conta própria. E sei mais ainda que não são todas que tem a oportunidade de mostrar a que vieram. Fato é que, ficou claro que de alguns anos pra cá, o Nx vem tentando se libertar do rotúlo "emo" que casam perfeitamente com banda como Restart, Fresno e Cine. Afinal de contas, conheci eles (a banda) no templo do hardcore paulista (quisá nacional!) e musiquinhas de Malhação não faziam jus ao que tinha visto lá.

Eis que, ouço falar desse tal Projeto Paralelo. Após o lançamento da música Só Rezo, faixa do disco Sete Chaves lançado em 2009, vi que aquela essência rock estava querendo voltar. Uma letra bacana, uma sonoridade menos pop. E a ideia de misturar rock com rap, levada ao maistrem por bandas como Planet Hemp, Raimundos e Charlie Brown Jr., sempre funcionou, quando bem executada (ok, Strike?).

Porra, que grata surpresa tive ao pegar o DVD da parada pra ver qualé que é. Sempre digo que, pra criticar algo, deve-se conhecer aquilo primeiro. e tenho que admitir: muito bom o Projeto Paralelo do Nx Zero.

Contando com a participação de nomes como Chorão (CBJR), Negra Li, Rappin Hood, Gabriel, O Pensador, Emicida e Marcelo D2 do lado brazuca e Eric Silver, Freedy Gibbs e C-Rock, a mescla de canções de sucesso da banda com as rimas do povo que participa, é muito foda! Músicas que não gostava, como Daqui Pra Frente, ficaram com outra cara. Ou seja, ficaram melhores! Deu pra perceber que não foi só um simples Ctrl+C/Ctrl+V e o trampo, como dá pra ver no documentário que detalha o processo de criação e gravação do projeto.

Será essa finalmente uma luz no fim do túnel colorido?

E antes que me atirem mil pedras, só digo uma coisa: assisti o DVD na integra e, apesar das comparações com o projeto do Linkin Park com Jay-Z, a qualidade está muito além das bandinhas do cenário atual. Até porque, precisamos de uma renovação urgente no cenário. Logo, não adianta queimar na fogueira tudo o que se desconfia ser ruim, certo?

Ponto pro Nx Zero e pro rock brazuca. E que venham mais projetos bacanas...como sempre digo: a esperança ainda vive!

Trailer Teaser:



Faixas:
01 - Intro - Projeto Paralelo / Inimigo Invisível 0.2 * Part.: Kurupt, Marcelo D2, Mi, PMC
02 - A Melhor Parte De Mim 0.2 * Part.: Divinity Roxx, Eric Silver
03 - Daqui Pra Frente 0.2 * Part.: Flora Mattos, Xis, Ya Boy
04 - Vertigem 0.2 / Só Rezo 0.2 * Part.: Emicida, Yo Yo
05 - Bem Ou Mal 0.2 * Part.: Marcelo Mancini, Aggro Santos, Kamau
06 - Tarde Para Desistir * Part.: Rincon Sapiência
07 - Corra * Part.: Gabriel O Pensador, C-Rock, Strong Arm Steady
08 - Cedo Ou Tarde 0.2 * Part.: Chorão
09 - O Destino – Part.: Rappin Hood, Negra Li
10 - A Minha Fé – Part.: Eric Silver, Túlio Dek
11 - Onde Estiver * Part.: Freddie Gibbs

Ficha Técnica
Nx Zero - Projeto Paralelo - 2010 - Rap/Rock/Harcore/Hip Hop
Direçao Artística: Raul Ralphes
Produção musical e executiva: Rick Bonadio
Gravado e mixado no Midas Studios - São Paulo
Gravado por Renato Patriarca
Mixado por Rick Bonadio
Gravadora: Universal Music
Site Oficial: http://www.nxzero.com.br/projetoparalelo/
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: