17 de novembro de 2011

Namorados Para Sempre

Me lembro bem...
...quando esse filme foi lançado. Foi justamente na semana do Dia Dos Namorados. Péssima escolha da distribuidora, mas afinal de contas, são só negócios. Mas nada melhor do que atrair casais apaixonados para os cinemas que um nome piegas e clichê desse.

O que não representa a fita na realidade. Em dos filmes mais, digamos, realistas que vi recentemente, Namorados Para Sempre (Blue Valentine, 2010) não é um filme bonito de se ver. Entenda, não é um filme ruim, ao contrário. Mas o título original é o que tem tudo a ver com clima deprê que o filme impõe ao espectador desde o início.

Com um linha de tempo que alterna entre dois momentos muitos dispares do relacionamento de Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ryan Gosling) o filme joga com o começo apaixonado e o fim melancólico, e inevitável, não "iludindo" o espectador com a falsa de um final feliz.

A jogada de mostrar o começo do fim, e depois mostrar como o casal se conheceu, é pra mim o grande trunfo do filme. Já sabemos qual o caminho que estamos seguindo. Como disse antes, não há em nenhum momento a esperança de que tudo vai acabar bem.

Resta apenas embarcarmos nessa viagem...e fica no final a lição de que nada dura para sempre. Pensando bem, acho a maior lição que o filme nos passa é que às vezes, as coisas simplesmente não acontecem como queremos.

No vai e volta que o filme faz na linha de tempo da história do casal, fica claro, que de ambos os lados, e ai entram as boas atuações do casal, destaque maior para Michelle Williams que não foi à toa sua indicação ao Oscar, percebemos a diferença no tempo pelas expressões.

O cansaço do dia-a-dia. A decepção. A frustração. Todos esses sentimentos opostos a alegria, a paixão, ao calor que todo começo de relacionamento trás. Fica a coragem do diretor Derek Cianfrance que em seu segundo filme coloca a sua câmera repleta de closes para contar uma história real, sem firulas. E meio a tantos falsos finais felizes, um final triste e real de vez em quando não faz mal pra ninguém. Pelo menos não em Hollywood.

Trailer:





Ficha Técnica
Namorados Para Sempre (Blue Valentine) - 112 minutos - 2010 - EUA - Drama
Direção: Derek Cianfrance
Roteiro: Derek Cianfrance, Cami Delavigne, Joey Curtis
Elenco: Ryan Gosling, Michelle Williams, Faith Wladyka, John Doman, Mike Vogel, Ben Shenkman, Jen Jones, Marshall Johnson
Site Oficial: http://www.namoradosparasempre.com.br/
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: