09 dezembro 2011

Resenha | Tá Rindo Do Que?

Adam Sandler e Judd Apatow se perdem
O stand-up comedy é um gênero de comédia que está em alta atualmente. Nos EUA, essa é uma prática comum de vários comediantes famosos. O maior destaque vai para Jerry Seinfield, que durante alguns anos acumulou milhões de dólares com a série que levava o seu nome e que sempre começava e terminava com uma performance de stand-up do mesmo.

Adam Sandler é um dos comediantes de sucesso em Hollywood que também já práticou stand up. E no novo filme com o diretor de "O Virgem de 40 Anos", Judd Apatow, o novo midas da comédia americana, ele interpreta George Simmons, um famoso comediante que me meio a vida de estrelato no show bizz, tem que lhe dar com uma doença rara na corrente sanguínea, que não tem cura.

De repente, uma vida regada a piadas e risadas e tomada pelo drama de um mundo sem graça nenhuma. Buscando não se abater pela setença que lhe foi dada, continua se apresentando e em uma dessa apresentações conhece Ira (Seth Rogen), jovem que sonha com a fama atráves das piadas que apresenta em pequenos shows de stand up.

Após ser contratado por Simmons como seu assistente, Ira vê ali a chance de sua vida.

O que temos a partir daí é um roteiro que passei pela linha tênue e perigosa entre drama e comédia. Simmons se sente perdido e desorientado ao perceber que sempre esteve sozinho. Vê em Ira a chance de ter um amigo, mas o orgulho dos anos de fama o impede disso. Além dessa briga interna, Simmons vê que perdeu o amor da vida dele (interpretada por Leslie Mann) por optar em levar os "louros" da vida pra cama. Numa jornada de auto-conhecimento, arrependimentos e mudança de comportamento, vamos tentando entender como uma pessoa a beira da morte vai tentando fazer dos seus últimos dias tão alegres quanto os dos dias de glória.

Na outra ponta da história, vamos vendo o crescimento de Ira e o quanto ele vai aprendendo com aquele que sempre foi um ídolo e modelo a ser seguido. Mas percebe que nenhum sonho vem sem alguns sacríficos. E tendo de lidar com os amigos (Jason Schwartzman e Jonah Hill) que vão conseguindo mais êxito em seus projetos profissionais, a sua insegurança em conquistar a garota dos seus sonhos (Aubrey Plaza) e como as lições que a vida lhe traz vão fazendo com que deixe de ser menos ingênuo e veja as coisas como são.

Alguns clichês e lições de última hora vão sendo apresentadas e percebe-se que a história vai sendo arrastada e esticada. Afinal de contas, é preciso dizer o que sempre se quis desde o começo dessa história, certo? Mas o que acontece é que as piadas, algumas sensacionais, perdem a graça em meio ao drama, por vezes forçado. Talvez algo mais enxuto teria mais éxito no equilíbrio entre os momentos comédia/drama do filme.

E depois de duas horas de exibição, fica difícil enquadrar a fita no gênero de comédia. Tendo um último ato forçado e sem graça, com lições de moral para crianças, sem nenhuma profundidade, percebe-se até na atuação do elenco (que conta com a participação de Eric Bana) um certo "desleixo". Talvez reflexo da situação exdruxula. Talvez o reflexo do roteiro perdido.

No final, fica a lamentação pelos talentos promissores desperdiçados (Rogen, Jason Schawartzman e Jonah Hill) e o porque Adam Sandler se força a criar um personangem tão chato. Talvez Apatow aprenda algumas lições com essa fita ou até mesmo consultar os irmão Farrewell (Quem Vai Ficar Com Mary?) quando quiser acrescentar algum drama em suas comédias.

Avaliação do Alter Ego:


Trailer:


Ficha Técnica:
Tá Rindo Do Que? (Funny People) - 2009 - 146 min. - Comédia/Drama
Direção: Judd Apatow
Roteiro: Judd Apatow
Elenco: Adam Sandler, Seth Rogen, Leslie Mann, Eric Bana, Jonah Hill, Jason Schwartzman, Aubrey Plaza, Maude Apatow, Iris Apatow
Site Oficial: n/d


Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: