17 de junho de 2013

Nostalgia de uma infância feliz

E como sempre, a internet...
Nick Vila, Fabio Lima, Fe Castanhari e Gui Toledo
(no sentido horário respectivamente)
...proporciona emoções sem igual quando vejo um vídeo como o que publico com uma sensação de que sim, tive uma infância muito feliz e que foi marcada por cada uma dessas músicas.

Nick Vila, Fabio Lima (que arrebenta no violão), Fe Castanhari (canal Nostalgia, vale o acesso) e Gui Toledo juntaram-se para arrancar suor desses olhos que viram cada um dos games, filmes e desenhos que tiveram as suas emblemáticas músicas tocadas de maneira excepcional.

De verdade, se você não reconhecer nenhuma dessas trilhas pode ter a certeza de que sua infância/adolescência não foi uma fase feliz...

Ouça no talo!

Pra conhecer melhor quem participou dessa pérola:
Gui Toledo - http://www.youtube.com/GuiToledoVideos
Fabio Lima - http://www.youtube.com/violaofabiolimahotm
Nick Vila - https://www.facebook.com/nickvilamaior
Fe Castanhari - https://www.facebook.com/faceCastanhari

E se por acaso você viveu numa bolha nos últimos 20 anos, tivemos no vídeo:
00:00 Tema Super Mario Bros
00:02 Tema Mortal Kombat
00:24 Abertura Doug
00:47 Abertura Ducktalles - Os Caçadores de Aventuras
01:20 Abertura Dragon Ball Z
01:34 Abertura Saint Seiya (Cavaleiros do Zodiáco)
02:01 Trecho de "Hakuna Matata" (do filme O Rei Leão)
02:30 Trecho de "Amigo Estou Aqui (do filme Toy Story)
03:04 Tema Top Gear

16 de junho de 2013

Charlie Brown Jr. - Meu Novo Mundo (vídeo-clipe oficial)

E eis que lançaram...
...o vídeo do primeiro (e último) single do disco "La Familia 013", "Meu Novo Mundo".

Clipe que reúne imagens dos últimos shows da banda com o Chorão feitos em Caraguatatuba, Rio De Janeiro, São Sebastião, Rio Grande, Balneario Camboriú, São Paulo e Campo Grande.

Quando a música foi lançada na 89, postei aqui o áudio. Fica agora o registro...
"Como se o silêncio dissesse tudo
Um sentimento bom que me leva pra outro mundo
A vontade de te ver já é maior que tudo
Não existe distâncias no meu novo mundo"

15 de junho de 2013

Protesto contra o comodismo

E não é que...
...a esperança ainda persiste. E insiste. E divide. E revolta. E entristece. E envaidece. E torna alienados em pessoas conhecedoras.

Ahhhh a internet...finalmente servindo pra algo que presta.
"Desculpe pelo transtorno, estamos mudando o Brasil." - no cartaz da menina protestante uma mensagem que soa como tardia em um país onde o comodismo parece ser matéria obrigatória. E que infelizmente passamos com louvor.

A pergunta que me faço é: o que aconteceu? Qual foi o estopim que acordou a população?

É de comum acordo que o aumento da tarifa do transporte público em um país em que o básico não anda (pra lembrar: saúde e educação) é um motivo pífio. Mas acredito que esse motivo pífio seja o que nossos jovens precisam pra perceber que não é no Facebook, no Twitter e em nenhuma rede social que a rebeldia funciona.

Não é preciso ir muito longe, duas décadas atrás nossos jovens iam as ruas lutar não por isenção de passagem, mas por liberdade. E depois de uma década de hibernação, o povo resolveu acordar.

É claro que o governo vai reagir da pior forma possível. O brasileiro tem por natureza o comodismo. Sim, é triste admitir isso, mas é a mais pura verdade. Só que particularmente torcia pra que momentos como esse acontecessem.

Dito isso, chego a conclusão de que a Copa do Mundo aqui em terras brazucas foi sim o maior evento da história recente desse país.
Me desculpem mas não vou entrar em detalhes sobre a recente história político-econômica do país não só pela falta de domínio do assunto, mas por entender que a maior parte de meus compatriotas tinha preocupações maiores.

Não entrarei em detalhes...só perceba que não são R$ 0,20 que estimularam a ida as ruas.

A bola de neve começa a rolar o morro quando o Brasil foi escolhido para sediar Copa do Mundo (das Confederações agora) e as Olimpíadas. É cultura do brasileiro querer tirar sempre a melhor parte do bolo. O país cresce, a economia cresce e porque o povo sofre?
Sou um dos que são apaixonados pelo esporte, mas é impossível ficar inerte a tanta coisa errada.

A falta de informação, a alienação e o comodismo são as causas do porque é mais fácil aceitar pagar um preço alto por um transporte de merda, mas ter condições no final do mês pagar o boleto das Casas Bahia e não se dar ao "trabalho" de pensar, questionar.

O maior racionamento do brasileiro é o do pensamento.

Não me venham dizer que o futebol não é importante para o país. Tudo tem o seu lado bom e ruim. Só que infelizmente o lema "pão e circo" é levado muito ao pé da letra pelo inconsciente coletivo nacional. E enquanto não tivermos a mesma desenvoltura em discutir a situação política do nosso país com a mesma naturalidade que discutimos a escalação que o Felipão colocou no jogo anterior, talvez nunca tenhamos uma situação mais equilibrada.

O dia que conseguirmos fazer isso, ai sim, protestos e mais protestos irão ecoar a voz da insatisfação de um povo que se dependesse da vontade, estaria no topo. Mas antes de vencer tiranos e beltranos, é preciso vencer o comodismo.

A primeira luta é a interna...vencendo essa é só partir pra luta.

Seguem algumas imagens emblemáticas sobre o novo "acordar" do povo:
"Abraço de paz"...mesmo assim, violência da PM.
(Foto: reprodução internet)

Giuliana Vallone, repórter da Folha de São Paulo
ferida no olho durante o protesto.
(Foto: O Estado de São Paulo / Diego Zanchetta)

Espelho de maior parte dos protestantes 
(Foto: Veronica Manevy (Carta Capital))

Sobrou mesmo pra imprensa
(Foto: Estadão)

Enquanto a polícia permitiu, protesto com mensagem clara
(Foto: Reprodução Internet)

Faixa toma Vale do Anhangabaú
(Foto: Reprodução Internet) 

E pra dizer que não falei das flores
Obs I: enquanto escrevia esse post, pesquisei e me informei sobre tudo o que vem rolando.
Façam o mesmo antes de falarem qualquer coisa, sobre qualquer assunto. O primeiro passo para o vencimento da democracia é saber usar o poder da argumentação.
Parafraseando a mim mesmo: "Protesto por protesto vira baderna."
Estamos aprendendo, estamos crescendo...vamos em frente.

Obs II: e antes de finalizar, achei o Tumblr "Feridos no protesto em São Paulo" (http://feridosnoprotestosp.tumblr.com/). Estão copilando fotos, vídeos e depoimentos sobre as ações e reações dos protestos. Vale o acesso pra entender que nem só de baderna e vandalismo foram feitos esses movimentos. Isso você não vai ver na TV.

6 de junho de 2013

Protesto contra o próprio umbigo

Ao passar em frente a TV...
Moda 2014: proteste com estilo (imagem: Google Imagens)
...no meio da correria para volta ao lar depois de um dia de trabalho, me deparo com um protesto. E protestos nos dias atuais, causam mais repúdio do que a falta de educação de jovens que se dizem o futuro do país.

Confesso que vejo a luz no final do túnel quando lembro que alguns se importam com isso, mas qual o sentido?
Protesto por protesto vira baderna, perde o efeito e temos a sociedade, alienada e sem entender direito porque não chegou em casa no horário, "do lado" daqueles que só jogam contra.

E nesse jogo de interesses, alguns só dão risada da cara de todos.

Concordo com a ideia de que o objetivo tem que ser claro em uma movimentação como a de hoje. Os estudantes de hoje, minha infeliz geração, não se dão conta de que antes de reclamar da mesada que está indo embora mais rápido, é necessário realmente estudar o sentido de um protesto.

Entendam, sou a favor da movimentação, mas pra onde estão movendo?
Destruir o shopping que utilizam aos finais de semana é apenas a representação de uma geração que está mais preocupada com o status de redes sociais do que com o que rola nas periferias da sua cidade.
Lá sim os efeitos serão pesados. Os moradores menos abastados, essas pessoas sim vão sofrer com o aumento de passagem. Assim como sofrem com o aumento no preço dos  alimentos, com o aumento nas taxas de juros, com o aumento da ignorância disfarçada de engajamento.

Me reservo ao direto de como qualquer cidadão expressar através desse espaço a minha indignação, só que sair as ruas para apanhar da polícia, causar efeitos efêmeros e ainda perder o apoio social que esse sim, causaria um efeito estruturais nas ações governamentais, não tem sentido.

Por isso...
...enquanto uns brincam de protestar, outros brincam de se importar.
Enquanto uns protestam pra melhorar, outros assistem novela.
Enquanto uns questionam, outros querem que "se foda".
Enquanto uns morrem vivos, outros morrem pra viver com algum sentido.

1 de junho de 2013

James Morrison - I Won't Let You Go

Algumas músicas...
...representam mais do que muitas vezes até nós mesmos imaginamos.

São poucas as canções que nos causam reações imediatas e infelizmente temos que nos lembrar que grande parte delas no ajudam a superar momentos difíceis. Mas talvez por isso ai é que vemos o quão grande é o poder da música, ou melhor, EU vejo o quão grande é o poder da música na minha vida.

Essa música faz parte daquela lista "música que queria ter feito" e que me ajuda a lembrar que muitas vezes a vida nos surpreende. Sim, uma verdadeira caixinha de surpresas já disseram "Os Melhores do Mundo" e é incrível como quando achamos que já sabemos de tudo...

Essa música é cantada por James Morrisson, cantor e compositor inglês do qual me tornei fã imediatamente após essa canção, composta em homenagem à mãe de sua filha. Mostra em cada verso que mais do que ter alguém que nos inspire, nos motive e nos dê a força necessária para que possamos superar tudo, é também preciso estarmos à disposição e enfrentar junto os obstáculos.

Pois bem, ai está uma das mais belas declarações em forma de canção que já ouvi.

Espero que gostem tanto quanto eu:

Para saber mais sobre James Morrison: http://www.jamesmorrisonmusic.com/