29 de julho de 2014

O Significado do Rock

Toda última sexta-feira...
Imagem: Comunicação Interna - Europ Assistance Brasil
Imagem: Comunicação Interna - Europ Assistance Brasil
de cada mês, a empresa onde trabalho, Europ Assistance Brasil, sugere um tema para a chamada Sexta-Feira Animada.

Como no mês de Julho tivemos o Dia Mundial do Rock (pra quem vive longe das coisas boas do mundo, dia 13 de Julho), a empresa resolveu intitular sua semana com o tema.

Foi bem legal ver todos me perguntando "porque você não está de preto?".

Achei engraçado esse questionamento, pois o rock está na minha vida desde que me conheço por gente, mas nunca curti muito o esteriótipo ao qual ele foi restringido. Sempre teremos o rock vinculado a imagens icônicas: a pélvis de Elvis nos 50, a psicodelia dos 60, as cabeleiras dos 70, a cafonice e o preto dos 80, a grungisse dos 90 e o desleixo dos 00.

Contudo, em nenhum desses, a não ser uma parte da grungisse (camisa xadrez) dos anos 90, encontrei uma forma de expressar a rebeldia imposta aqueles, como se fosse parâmetro para gostar do estilo, que refletisse a minha pluralidade frente a tantas rotulações.

Heavy, indie, soft, glamour, hard, pop...o rock é o rock porque sempre se permitiu o que sempre pediu de seus fiéis seguidores: transpor barreiras. Logo, no momento que se transpõe o lugar comum das mesmices, quando se é "marginal" as regras impostas pelo que a sociedade em geral consome, já temos ai uma atitude rock.

Triste é aquele que se restringe a uma única vertente desse estilo que não se resume apenas em guitarras distorcidas, grunhidos inaudíveis e overdoses em casa esquina. O rock acompanha a história da sociedade tida como moderna por causar justamente discussão de temas que sempre foram (e infelizmente ainda são em algumas cabeças perdidas) tabu.

Logo, o rock não é só um estilo musical. É uma filosofia de vida. E se ser roqueiro é isso, sou com todo prazer.

E baseado nisso, fiz um pequeno texto que foi escolhido na já citada Sexta Animada com um dos dois mais bacanas.

Reproduzo aqui para vocês:
"It's only rock n' roll, but I like it..." - The Rolling Stones

25 de julho de 2014

Lenny Kravitz - The Chamber

É uma inspiração quando vejo um cara como...
Lenny Kravitz, compositor, multi-instrumentista e produtor (às vezes ator, porque não?) lançar uma músicas que sempre vão contra a maré do que caras como ele fariam normalmente.

Desde a estreia com "Let Love Rule" (1989), até o estouro mundial com "Are You Gonna My Way" (1993) e a chegada ao topo dos topos nas paradas com "Fly Away", do disco "5" (1998), Kravitz monstra que talento é uma coisa que ou você nasce com ela, ou você corre atrás pra alcançar.

Depois de um tempo sumido, graças a dica do meu brother Zequi Lima, descobri que temos um disco novo do mano na parada.

"Strut", que será lançado oficialmente no dia 23 de setembro e The Chamber, um funk rock com uma levada de baixo sensacional, que permeia toda a música que como em boa parte de suas composições, fala de um jeito bacana sobre coisas do coração.

Sonzera, marcando um ótimo retorno desse artista que merece respeito.

Ouça sem medo:

"I gave you all the love I had
And I almost gave you one more chance
Then you put one in the chamber
And shot my heart of glass
This time will be the last"

22 de julho de 2014

2CELLOS - Smooth Criminal

Fato é que o rei do pop...
...só temos um, por mais que alguns já tenham pretensões, é inigualável o poder que sua música tem.

Smooth Criminal, na mera opinião desse que vos escreve, é a melhor (mentira, tem Beat It antes) música de Michael Jackson. Tá, a segunda melhor, como me desmenti no parenteses acima.

Fato é que tem muita gente que gostaria de fazer uma música com metade do poder que essa música tem!

Mas eis que um duo de croatas, Luka Sulic e Stjepan Hauser, resolve revistar esse clássico da música pop mundial. Só que pra quem viveu em Marte nos últimos 5 anos, sabe que essa dupla não faz versão de qualquer música e não é uma versão de qualquer jeito: eles tocam violoncelos!

A quebra de barreiras entre o mundo do pop, do rock e a música clássica é com certeza o maior trunfo dessa dupla. Graduados, Sulic na Royal Academy of Music in London e Hauser na Royal Northern College of Music in Manchester, em 2011, a versão de Smooth Criminal, foi um verdadeiro sucesso e catapultou a carreira da dupla que tem como principal característica a total entrega em suas performances.

Após o "apadrinhamento" de Elton John, a dupla já fez parcerias com Red Hot Chili Peppers, Queens Of The Stone Age, o próprio Elton John e Steve Vai, a dupla vem ganhando o mundo com interpretações icônicas e colecionando premiações.

Lançaram no ano passo seu segundo disco, chamado IN2ITION, produzido pelo lendário Bob Ezrin, que produziu só nomes como Pink Floyd e Deep Purple.

Ouça no talo, sem medo de serem felizes e prometo que trago mais versões em breve:

Obs: que briga de bêbado mais bem interpretada hein? kkk

Site Oficial: http://www.2cellos.com/us/home



Ilusória - Ilístia

Bacana quando você acompanha...
...mesmo que a distância o crescimento de uma galera com talento sobrando.

É o caso da Banda Ilusória, banda formada aqui em Osasco, no final de 2012, e que lançou hoje (ontem) o primeiro clipe super bem produzido pelo Instinto Coletivo.
54
Gravada em 2013, no Vitrola Studio Sound, do mesmo Fabio Hataka, que produziu outra banda que já passou por aqui, a INV.

Com uma letra pesada, e um clipe que traduz bem toda a angústia de uma má decisão, vem bem acompanhada de uma banda precisa e um vocal de ótima qualidade.

A Banda Ilusória é Diego Miranda (Voz), Marcos Coluci (Guitarra), Bruno Galvão (Guitarra e Voz), Jair Alves (Baixo) e Danilo Faccio (Bateria)

Do caralho! Ouçam sem medo:
"Escute a sinfonia de um embrião que não viveu
Lançado ao exílio por uma beleza que destrói
Me mostrou escravos, soterrados em Ilístia"
Letra completa aqui.

Site Oficial: http://www.ilusoria.art.br/
Facebook: https://www.facebook.com/bandailusoria
Twitter: https://twitter.com/ilusoriaoficial
SoundCloud: https://soundcloud.com/ilusoria

21 de julho de 2014

Guns N' Roses - Nightrain

Após marcação do brother...
...Rodrigo Medina (visitem o blog dele, A Esta Hora, O Discurso...ou melhor, do Teddy Villar, desculpa man..rs) em um dos vários post sobre a sua banda preferida, e na minha lista de bandas mais fodas do rock, o Guns N' Roses, me veio uma ideia simples e que compartilho com vocês nesse post.

Há algum tempo o Guns reformulou toda a sua formação e as críticas foram inevitáveis. Desde os quilos a mais de Axl Rose, até a formação com excessos de produção (e guitarras).

Contudo esse post vem comprovar algumas coisas e nessa viagem no tempo, compartilho com vocês, três versões da mesma música...ouçam sem medo!!!
Guns N' Roses - Nightrain (Live At The Ritz 88)
A banda era aquele estouro que a história nos conta...e com a formação clássica, temos aqui um som mais cru e pesado. Destaco a apresentação de Axl da banda, e procurando entender como tanta camaradagem acabou indo por água abaixo, e o "oferecimento" de Slash a um público bem peculiar da banda.

Ah, e nada de babar nos solos fenomenais do guitarrista mais íconico do rock n' roll:


Guns N' Roses - Nightrain (Tokyo 92')
O ápice de SUPER banda, e o salto de quatros parece que fez muito bem pra banda!

Destaque nessa versão para o puta alcance vocal que Axl consegue...com certeza o auge da sua forma vocal!!! Mas dá pra perceber uma certa "distância" se compararmos com performance de quatro anos antes dessa.

Mas é uma puta apresentação. E não só do seu vocalista, mas a banda como um todo...não babe muito durante o solo de Slash (de novo?):

Guns N' Roses - Nightrain (Live at The Forum - 21/12/11)
Uma intro de respeito, no melhor da jam session. DJ Ashba e Richard Fortus montam riffs sobre uma base bacana de Tommy Stinson no baixo e Frank Ferrer, na batera, enquanto Ron Bumblefoot Thal viaja em sua guitarra de dois braços.

Um Axl que mostra como o tempo passou. Mas como todo Whisky bem envelhecido, se falta a potencia vocal da juventude, sobra em experiência para entender as nuances de uma música que poderia ser estragada por qualquer jovem empolgado tamanha a qualidade musical que sua banda atual demonstra.

E se não temos Slash, temos um Ron Bumblefoot Thal, que me desculpem os saudosistas, não deve em nada para o cabeludo de outrora.

E com esse post gostaria de mostrar que sim, uma banda pode manter a mesma qualidade, sabendo que se reiventar é respeitar o que já foi feito, mas com uma postura única. Axl sempre será Axl, mesmo não tendo mais os agudos estridentes de antigamente.

Uma pena só que uma banda tão extraordinária tenha sofrido com tantas brigas e polêmicas. Mas ainda bem que no final das contas, sempre teremos o bom e velho rock para nos salvar!

O tempo passa para todos nós e o novo Guns N' Roses nos mostra que ficar mais velho não significa piorar.

20 de julho de 2014

Dia do Amigo 2014

Poderia escrever aqui...
...mil palavras sobre a grandeza e o significado da amizade.

Creio, em minha vã ignorância, que todas as palavras do mundo são em vão.

Talvez o poder da amizade seja melhor mensurado em palavras, em tempo, em atitudes, em verdade (e porque não, algumas mentiras). Definir um sentimento é o mesmo que querer parar o fluxo de um rio com a palma das mãos.

É uma força sem explicação...quer dizer, na verdade o o Aurélio define:
s.f. Afeição, estima, dedicação recíproca entre pessoas do mesmo sexo ou de sexo diferente: laços de amizade. / Amor. / Acordo: tratado de amizade. / Benevolência, favor, serviço: provas de amizade.

Afeição pelo outro, sem ser necessário nada em troca. Estima pelo sucesso do outro, sem interesse e apenas pelo bel prazer de saber que fez parte daquele sucesso. Dedicação, que assim como as Casas Bahia, é total, independente da reciproca, às vezes falha do outro lado. Amor sem segunda intenção (ou sim, às vezes, porque não?) que assim como essa palavra, não se explica (apenas o Aurélio define). Acordo onde o único contrato fechado (e mesmo assim sem papel timbrado) é a vontade. Benevolência, mesmo que seja o segundo plano reservado a quem o faz. Favor em ter sempre um sorriso e uma palavra de conforto na manga. Serviço, às vezes sujo, em limpar as cagadas, suportar as mancadas e organizar atitudes. Prova de fogo, prova de vida e sempre, prova que vale a pena participar!

E como a imagem abaixo, cada amizade, sempre será única.

18 de julho de 2014

Incubus - Drive

Algumas coisas acontecem...
...simplesmente porque tem que acontecer. Infelizmente essa nossa mania de tentar achar explicações em todos os lugares, acaba colocando uma situação que nos traria grande aprendizado, em uma grande rotina de martírio sem fim.

Até o dia em que tudo se acerta, e por assim dizer, a sorte volta a sorrir pra nós.

Talvez seja só necessário perceber que ao invés de deixarmos a vida nos direcionar, podemos e devemos tomar a direção dela.

Mas nada como parar no acostamento ao pôr do sol pra poder aproveitar um pouco da paisagem...só de vez em quando.
"But lately I'm beginning to find that I
Should be the one behind the wheel."
Afinal de contas, um muro só se constrói com um tijolo após o outro

"Drive" é uma música de 1999, parte do disco Make Yourself, terceiro disco da banda, e talvez o de maior sucesso comercial. Culpa dessa música que além de uma letra bacana e reflexiva (sem ser chata), tem uma sonoridade pop alternativa muito boa.

Ouçam sem medos...
"Whatever tomorrow brings I'll be there
With open arms and open eyes.
Whatever tomorrow brings I'll be there
I'll be there"

Letra completa aqui

12 de julho de 2014

Playlist DAE: Guardiões da Galáxia

Sim, eu sei que sumi...
...mas o tio Leitão está de volta, espero que por mais tempo dessa vez.

Explicações em outro post. Ou não...

O assunto agora é música...e música boa. E quando música boa é aliada a uma das maiores promessas do cinema em 2014, a coisa fica melhor ainda.

Digo isso porque no próximo dia 31, estréia a mais nova adaptação da Marvel ao cinemas: Guardiões da Galáxia.

Quem? Sim, eu também não conhecia esse grupo da Marvel e nada melhor do que o melhor site de nerdices da internet brazuca pra explicar:

Pois bem, melhor que isso, foi o trailer, que digamos assim....é DO CARALHO:

E esse foi o primeiro trailer. O último...bom, ok, trailer, explicações...chega, tem o Google ai né? O objetivo desse post, na verdade os objetivos são trazer uma novidade ao Desventuras e compartilhar mais uma das maravilhas do mundo nerd!

Como pode perceber, a música do final é daqueles que traz aquela frase "já ouvi isso em algum lugar. Pois bem, você já ouvi, o mundo já ouvi não só essa, mas TODAS as músicas que fazem parte da "Awesome Mix Vol. 1", que é a fita que o personagem Peter Quill ouve durante suas aventuras (ou desventuras?) pelo universo em seu velho e estiloso walkman.

E eu, pessoa bacana que sou, resolvi copilar as 12 músicas da mix tape na playlist abaixo. É pra afastar o sofá pro canto, dançar e cantar todas elas! Dá play e aumenta o som ai menino:

Trarei outros playlists do Desventuras em breve aqui...gostaram da novidade?