5 de maio de 2015

Gabriel, O Pensador - Chega

Alguns dias atrás...
...compartilhei na página do Desventuras lá no Facebook (curta aqui), em uma entrevista ao Programa do Jô, um trecho dessa música.

Falar de Gabriel, O Pensador é fácil. Desde que me entendo por gente, musicalmente falando, ouvir qualquer uma das suas músicas é uma lição, seja musical, seja de cidadania ou até mesmo (porque não?) de zueira.

Compositor, escritor, empresário, rapper, um artista de múltiplas facetas e ao mesmo tempo, uma cara só. Desde o primeiro sucesso, "Tô Feliz (Matei o Presidente)", o talento de Gabriel foi mostrado ao público que se curtiu inicial as rimas ácidas e irônicas do carioca.

Com o tempo, é possível perceber que "Lôrabúrra" e "Retrato de um Playboy" eram só uma parte da faceta de Gabriel, que sofreu censura por seu primeiro sucesso e depois de superado esse episódio, já no segundo disco ele começa a disparar pancadas sobre o que acontece na sociedade brasileira.

O maistream mesmo vem com Quebra-Cabeça, de 1997. "2345meia78", "Cachimbo da Paz" (com participação de Lulu Santos), "Festa da Música" e "Eu e a Tábua" era a faceta pop de um disco que conseguia ainda falar de  alcoolismo, de desemprego, de violência urbana, da situação da saúde pública e do abandono de crianças. Depois de um milhão de e meio de cópias vendidas e o convite para abrir os shows do U2 no Brasil em 1998, o sucesso estava mais do que alcançado.

O resto é história (quem quiser saber mais, pode clicar aqui).

Pulamos pra março desse ano, onde Gabriel, atráves da sua página no Facebook resolveu lançar um single em protesto a atual situação do nosso país. E "Chega" é mais uma pancada à lá "Até Quando?" (minha favorita dele) e que já fala por si só.

Então, sem mais deslongas, corra atrás dos discos de Gabriel, e ouça no talo essa nova música que infelizmente, é um retrato fiel da nossa sociedade atual. Até quando mesmo?
Chega!
Que mundo é esse?
Eu me pergunto!
Chega!
Quero sorrir, mudar de assunto!

Letra completa aqui
Site Oficial: http://www.gabrielopensador.com.br/
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: