16 de junho de 2015

Menina de Ouro

Até onde você é capaz de lutar por um sonho?
Essa é a pergunta que fica ao final da exibição de "Menina de Ouro" (Million Dollar Baby, 2004), um dos melhores (se não o melhor) filme de Clint Eastwood (vencedor do Oscar de Melhor Filme e Melhor Diretor em 2005).

O embate do treinador de boxe Frankie (Eastwood) contra a vida é retratado durante todo o primeiro ato do filme de forma a entregar ao espectador uma maneira de, mais lá na frente, justificar as ações que levam ao sempre razinza treinador que guardar mais magoas e traumas do que muitos imaginam.

É o retrato de boa parte das pessoas no mundo de hoje, onde as aparências e "conceitos" são mais importantes do que o que realmente se guarda dentro de si.

Em uma bela alusão ao efeito do boxe, como esporte e também como filosofia de vida, Frankie aflora sentimentos guardados após, muito relutar, começar a treinar Maggie (Hilary Swank, que ganhou o Oscar de Melhor Atriz do ano de 2005 por esse papel), que luta não só pelo amor ao esporte, mas também para vencer as barreiras do preconceito e na vida, de forma geral.
O que começa como um luta individual de cada um dos protagonistas, acaba por se tornar uma luta conjunta em buscar de esperança e um sentido para a vida. E agindo como um juiz em meio aos desequilíbrios e cabeçadas, Eddie (Morgan Freeman, também vencedor do Oscar de Melhor Coadjuvante por esse papel) atua sempre nos momentos para voltar os dois para o rumo.

É um filme impecável. Tanto no roteiro, quanto na direção precisa de Eastwood, o peso das cenas e do rumo que história toma parecem que sufocam o espectador com o mesmo sentimento que sempre tomou conta de Frankie. Não há redenção quando o remorso é maior do que a humildade de reconhecer erros.
Mais do que um raro retrato do boxe feminino como esporte, Menina de Ouro mostra que as maiores lutas que vivemos são quase sempre contra nós mesmos.

E ao final de tudo, o boxe vira uma alusão a como devemos conduzir a vida: saber a hora certa de agir, mas também de proteger o que temos como certo. Mas mais importante ainda, saber quando abaixar a guarda.

TRAILER


FICHA TÉCNICA
Menina de Ouro (Million Dollar Baby) - 2005 - 132 minutos - EUA - Drama
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Paul Haggis
Elenco: Hillary Swank, Clint Eatwood, Morgan Freeman, Jay Baruchel, Michael Peña, Anthony Mackie, Mike Coulter, Lucia Rijker
Site Oficial: n/d
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: