1 de julho de 2015

Emicida - O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui

Falei do Emicida um pouco na época do lançamento...
...desse disco, mas algumas coisas precisam ser compartilhadas e depois de alguns meses ouvindo "O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui" (2013 - Laboratório Fantasma), resolvi compartilhar com vocês esse documentário disponível no canal do músico.

Sou suspeito demais pra falar do Emicida. A ascensão ao mainstream não foi nada mais do que um reconhecimento mais que justo do universo ao talento sem igual de uma das caras que representam o que de melhor o rap nacional tem.

No vídeo, você pode conferir todas as 14 faixas, incluindo os singles "Crisântemo", com um registro da participação da mãe do rapper, Dona Jacira, em um relato emocionante da tragédia transformada em poesia que foi a morte de Seu Miguel, pai do Emicida, e o single já compartilhado nesse blog, "Hoje Cedo", que tem a participação da cantora baiana Pitty.

Além da roqueira, temos as participações de Rael, parceiro de Emicida desde a primeira mixtape, em "Levanta e Anda", de Tulipa Ruiz em "Sol de Giz de Cera" (que também tem a participação da filha do músico, Estela), de Wilson das Neves em "Trepadeira".

Em "Gueto", temos a participação de MC Guime, do Quinteto em Branco e Preto em "Hino Vira Lata", de Rafa Kabelo em "Alma Gêmea" e de Juçara Marçal e Fabiana Cozza em "Samba do Fim do Mundo".

Mas a participação mais bacana intercala as faixas! "Milionário do Sonho" é um poema da atriz Elisa Lucinda que costura o disco e construindo uma alusão a história do próprio rapper em busca de um sonho.

Em um mix que tem rock, MPB, samba, hip hop e rap do bão, o disco é um dos melhores lançados no mercado brasileiro e como já falei no post anterior, um dos melhores em comparação até mesmo com muito gringo por ai viu?

Queria só registrar um destaque especial para a faixa "Noiz", com um riff de guitarra bacanão do produto Felipe Vassão e uma das letras mais fodas do disco.

Vale a audição por várias e várias vezes. A qualidade é alta e a mensagem, ora pesada, ora melódica, ora filosófica e ora realista é algo que deveria ser obrigação aos que buscam sair das mesmice e do lugar comum.

Incomode-se, acomode-se e ouça...de preferência no talo! Boa viagem!

Faixas do disco:
Milionário do sonho - 00:00
Levanta e Anda - 01:02
Nóiz - 03:32
Milionário do Sonho - 07:45
Zóião - 08:34
Crisântemo - 12:26
Sol de Giz de Cera - 17:40
Hoje Cedo - 19:56
Trepadeira - 23:10
Milionário do Sonho - 26:43
Bang! - 27:53
Milionário do Sonho - 31:51
Gueto - 32:43
Hino Vira-Lata - 35:48
Alma Gêmea - 38:59
Samba do Fim do Mundo - 42:59
Milionário do Sonho - 46:28
Ubuntu Fristaili - 46:38
Milionário do Sonho - 50:30

Letras completas aqui.
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: