15 de abril de 2011

Operação Valquíria

A serviço da história, Singer e Cruise fazem ótimo trabalho.

É sempre algo delicado quando Hollywood resolver contar alguma história sobre a Segunda Guerra Mundial. A tendência em levar as alturas a bravura dos soldados do lado dos Aliados (não que não tenham sido...) pode por muitas vezes soar em tom panfletário, ou sensacionalista. Poucos filmes fogem disso. Da mesma forma que poucos filmes mostram que nem todos os alemães eram condizentes com os atos atrozes de Adolf Hiltler.

Em Operação Valquíria (Valkyrie, 2008), o diretor Bryan Singer, que fez fama mundial após dirigir os dois primeiros filmes dos mutantes X-Men, resolveu trazer a tela uma história pouco conhecida, dentre as várias da resistência alemã, fugindo totalmente do clichês dos filmes sobre esse período histórico.

Na trama, acompanhamos o coronel Claus von Stauffenberg (Tom Cruise), que vai contra tudo o que Hitler julga como certo. Stauffenberg acredita que a Alemanha é muito mais do que isso, e lidera um movimento opositor ao ditador, que planeja matá-lo e assim, ter o poder e o país de volta para os verdadeiros alemães.

O filme retrata de forma muito precisa o período histórico dessa tentativa de por fim ao regime de Hitler. É uma pena que um filme tão bem feito, não tenha repercutido da forma que merece. Com uma fotografia muito bela, cenários que reproduzem bem a Berlin daquela época, o filme prima não só pelo roteiro muito bem conduzido por Singer, mas em todo seu conjunto. O clima de tensão que permeia toda a fita é algo que lembra bastante um dos primeiros sucessos de Singer, o filme Os Suspeitos (1995), que se tornou um "clássico" cult em meados dos anos 90.

O plano arquitetado pelos membros da resistência é complexo e a questão "fazer a escolha certa" fica martelando durante o filme inteiro. Afinal de contas, é o destino não só de uma nação que está em jogo, mas do continente europeu. E de forma muito bacana, o conjunto trabalha de forma muito entrosada. A câmera emerge o espectador em meio aos conflitos internos dos personagens. A empatia é inevitável e o climax é um dos melhores já feitos. É impossível ficar imparcial ao que acontece na tela.

Infelizmente, é um filme em que já sabemos o final. Afinal de contas, retrata um período histórico, e todos nós sabemos como se desenrolou a história. Mas nem por isso o filme perde em qualidade. Ao contrário. E as atuações são um caso a parte. Tom Cruise, aquele super astro que todos conhecem, some quando vemos no coronel Stauffenberg a dedicação e a vontade de ter seu país de volta. A força dos personagens é o que move Operação Valquíria.

Um lado da história que poucos conhecem e que mostra que nem só de nazistas loucos vivia a Alemanha em tempo de Segunda Guerra. Um grande filme, infelizmente desprezado pela massa, talvez pelo seu excesso de força.

Trailer:



Ficha Técnica
Operação Valquíria (Valkyrie) - 120 min. - EUA/Alemanha - 2008 - Drama/Guerra/Suspense
Direção: Bryan Singer
Roteiro: Christopher McQuarrie e Nathan Alexander
Elenco: Tom Cruise, Kenneth Branagh, Bill Nighy, Tom Wilkinson, Carice van Houten, Thomas Kretschmann
Site Oficial: n/d
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: