12 de janeiro de 2010

Adeus ao Dicas Blogger: lamentação ou revolta?

Talvez a melhor definição que tenha para o qual comecei a ter um blog (novamente) foi o fato de poder compartilhar com doidos como eu meus gostos e afins. Para minha surpresa existem doidos como eu (no bom sentido pra não criar confusão ok?).

Bom acho que todos que temos um blog (ou tentamos) é pelo puro e simples prazer de externar algo. No meu caso, gosto pelos filmes, discos, séries que assisto, ouço. E todo o resto. Não é muito para muitos, mas é algo que tá aqui. É material bruto que é lapidado aqui nessa plataforma que aprendi a gostar por conta de um blog que achei por acaso.

Chamava Dicas Blogger e tinha como host (palavra bunita rapá!) a sempre prestativa Juliana Sardinha que em seu Twitter nos enchia com mais brilhatismo e inteligência. Se você me perguntasse o que era blog antes de ler todos (sim eu fiz isso sim =D) os posts dessa pessoa que se dispunha se nenhum preconceito (dadas certas excessões e ninguém é de ferro né?) a ajudar e dar dicas para todos que usam essa plataforma ainda não tão boa quando a Wordpress (e todos sabemos disso!) a ser melhor explorada e utilizada, principalmente por aqueles que como eu, não sabiam nem como usar o CTRL+F na página de Layout.

Tá, nada de me estender muito senão vira Arquivo Confidêncial...eis que um dia, pra ser mais exato no último domingo, me deparo com a notícia de que a Juliana estava fechando seu blog e seu Twitter por conta de plágio. Infelizmente, pessoas que não tem o intelecto suficiente para passarem algumas horas na frente do PC criando nem que seja um desenho no Paint, usam do plágio, e principalmente do AdSense para lucrarem em cima do trabalho alheio.

Pra quem acompanhava online as tentativas de combate a essa prática covarde que é o plágio, sabe que não foi de uma hora pra outra que ela tomou essa decisão. Leia o post de Juliana pra entender melhor a questão. E acho que o idiota que "causou" o fim do maior e melhor metablog do Brasil (e não é só minha opinião ok?) não sabe nem como vai lidar com o fim de sua vida online. Porque se depender de todos que apoiam a liberdade de criação e a originalidade, isso vai acontecer. Mas quantos mais Maicocôs vão aparece Brasil afora? Será que a impunidade, reflexo da nossa sociedade ainda frágil e despreparada para o século XXI, se dará também no mundo online?

Como dito no último parágrafo do post de Marcel, autor do excelente Byte Que Eu Gosto, o fim do Dicas Blogger (que foi reativado por Juliana em respeito aos seus leitores) só vai fortalecer os filhos da puta que ganham em cima do trabalho e esforço alheio. E ainda ficam se vangloriando com o trabalho alheio no Twitter e afins. O respeito não consegue se manter mais nem dentro das redes sociais? Infelizmente o Brasil não deixa de ser Brasil nem na vida online. Até quando?

Fica aqui a minha parcela de solidariedade e o reforço no pedido e retorno da Juliana ao Dicas Blogger que fez não só com que eu, mas muitos internautas Brasil afora entenderem o que é ter um blog e terem prazer em criar e divulgar seu trabalho com empenho e qualidade.

* Acesse o post abaixo e veja a mobilização da blogsfera em apoio no Byte Que Eu Gosto:
http://blog.bytequeeugosto.com.br/sobre-o-fim-do-dicas-blogger/%20
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: