14 de setembro de 2010

Aniversário do Mario

Uma lembrança a esse jogo que marcou minha infância.


Ontem, dia 13/09, o Mario completou 25 anos e não poderia deixar passar em branco essa data especial para todos que curtem games e sabem da importância que o bigodudo tem nesse mundo. No início dos anos 90, fui apresentado ao Super Nes. Ganhei de presente do meu pai por ser um bom aluno (na verdade, eu e meu irmão). O jogo que veio com o console, foi o Super Mario Bros. Já conhecia o jogo, depois de ter jogado na casa de amigos e naquelas locadoras de bairro. Mas nunca havia embarcado por completo naquele mundo. Ok, um mundo de fantasia, quase infantil, mas que para qualquer criança, era o máximo em diversão eletrônica. Nunca havia me deparado com a dificuldade que o game tinha. E o desafio era uma das coisas que mais me cativava. Hoje, termino ele de olhos fechados e com uma mão amarrada! Tá, exageros a parte, com certeza ficou bem mais fácil.

Mas com desafios ou não, o mais bacana era entender a mensagem que o jogo queria passar. Os valores de amizade, coragem e amor, mesmo que muito simplórios, estavam ali presentes. O resgate da Princess Toadstool que foi raptada pelo Bowser, a ajuda a Yoshi e seus amigos, o companheirismo com seu inseparável irmão Luigi. São essas mensagens bacanas que dão um up ainda maior no jogo que além de divertidissímo, era como já disse muito desafiador e muito bem humorado. Além da trilha sonora muito bacana!

A Evolução do Mário...bem bacana essa imagem (fonte: Geekstir.com)
Fato é que na história do vídeo-game, são poucos os personagens que ultrapassam as barreiras do tempo e plataformas. Hoje, a imagem do Mario é sinônimo de lucro para a Nintendo, que usa o gorducho encanador em tudo que é gênero de jogo. São games de luta (Smash Brothers), esportes (Mario Tennis), corrida (Mario Kart), interativos (Mario Paint), onde sempre tem um espaço para a figura carismática dele. Depois de ser imortalizado no estilo plataforma (2D), a mudança para o universo 3D não poderia ter sido em maior estilo. Lembro com carinho das poucas vezes que consegui jogar o Mario 64, do Nintendo 64. A mesma qualidade, o trabalho quase perfeito mantiveram.

Ícone da cultura pop, os 25 anos de Mario representam bem o poder que o mascote da Nintendo tem não só com jogos bacanas, mas como símbolo dessa industria que deixou de ser coisa de criança a muito tempo.

Logo criado pela Nintendo para a comemoração.
Shigeru Miyamoto , seu criador, é hoje uma das figuras mais conceituados do mundo dos games, devido ao carinho com que trata sua criação. A dedicação e o empenho com que trata Mario desde o início, é o que faz do sucesso de sua cria, a melhor das recompensas.

Então é isso! Que venham mais 25 anos de muitas aventuras e diversão. Mas uma coisa eu digo: meu Super Nes, continua lá intacto, com um único jogo e não me desfaço por nada!

Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Mario_Bros.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mario_Bros.
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: