27 de janeiro de 2011

Veronika Decide Morrer

Surpresa?

Duas coisas antes de falar do filme: nunca li Paulo Coelho (e nem pretendo) e só me interessei por ele por causa da Sarah Michelle Geller.

Nunca gostei de Paulo Coelho. Antes que falem que é preconceito, já tentei ler o Alquimista umas 10 vezes e não passo de 20 páginas. É algo muito distante daquilo que acho interessante como literatura. E também nunca gostei dele pelo fato de ter se "aproveitado" do Raulzito pra fazer sucesso. Mas isso é outra história. E mesmo ele sendo o "brasileiro mais famoso" do mundo, com traduções de suas obras pra 67 idiomas e ter vendido mais de 100 milhões de cópias pelo mundo, não me atrae em nada.

Já a Sarah Michlle Geller participou de um dos seriados mais cool da minha geração que foi Buffy, A Caça Vampiros. Assim como muitos atores e atrizes com papeis que marcam época, ela sofre pela imagem de caça vampiros que a série lhe trouxe e seria interessante vê-la em um papel dramático.

E com esses pesos na balança, me arrisquei.

A história acompanha a personagem de Gellar, a Veronika do título que começa o filme tentando suicídio tomando uma mistureba de remédios. Sem sucesso na tentativa, acorda em uma clínica psiquiátrica e recebe a notícia de que foram causados danos irreparáveis no seu coração e que a qualquer momento ele parará de funcionar. Como o seu plano inicial saiu errado, ela pretende então, na sua estádia no local, encurtar o sofrimento dela pensando outras formas de se matar.

Como não li o livro, então não tenho como fazer nenhuma comparação nesse post. Só achei meio forçado alguém com uma vida boa, do nada surtar e querer colocar um fim em tudo. Mas o processo de descoberta no hospital que Veronika passa é algo a ser elogiado, pela força como é tratada. Principalmente quando ela descobre que pode amar, que existia uma esperança. E o confronto muda de foco, o da esperança, mesmo não havendo nenhuma.

Algo que me chamou a atenção também foi a fotografia que dá um clima de solidão e abandono que casam perfeitamente com a atuação do elenco que, se não é os melhores, cumpre bem sua função em manter o clima "down" da fita. Gostei bastante dos efeitos de foco e reflexo usados durante alguns momentos, como se representassem a visão "distorcida" ou "surreal" que os habitantes do hospital tem. Totalmente diferente do que uma pessoa "normal" veria. Isso ajuda bastante a entender os conflitos que passam nas suas mentes.

Com uma direção competente, não é um daqueles filmes que marcam. Os fãs podem reclamar de alguma coisa aqui outra ali, nada que fuja do que sofrem adaptações de grandes publicações. O filme vale para quem curte aquelas lições que os livros de auto-ajuda possuem e pra uma primeira adaptação da obra de Paulo Coelho, acho que os fãs xiitas não tem do que reclamar. E também pela tentativa de desvinciliação do rosto de Sarah Michelle ao seu papel mais famoso em algumas cenas ousadas e difíceis muito bem filmadas.

Trailer:



Ficha Técnica

Veronika Decide Morrer (Veronika Decides to Die) - EUA - 2009 - 103 min. - Drama
Direção: Emily Young
Roteiro: Roberta Hanley (baseado em livro de Paulo Coelho)
Elenco: Sarah Michelle Gellar, Jonathan Tucker, Erika Christensen, Florencia Lozano
Site Oficial: http://www.veronikadecidestodiethemovie.com/
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: