...já tá pra lançar o terceiro e quase todo mundo já viu. Mas não tinha como deixar passar em branco. É difícil, depois de um excelente primeiro "episódio", fazer uma sequência que iguale, ou até melhore, o filme anterior.
Ainda mais quando esse filme joga a estratosfera uma das maiores editoras de quadrinhos do mundo ao mundo do cinema de forma tão fiel e respeitosa. Ainda mais quando um filme recupera a carreira de um ator, que sem discussões sempre foi acima da média mas deixou a vida pessoal afetar seu trabalho. Ainda mais quando um fã de um personagem abraça um dos trabalhos de adaptação mais difíceis, não por ser o primeiro passo de um grande (e ambicioso) projeto (Os Vingadores) e transparece em sua obra o prazer de dirigir, atuar e roteirizar essa adaptação.
Pois é, o primeiro Homem de Ferro fez tudo isso. Hoje, a Marvel é uma produtora bem sucedida em Hollywood. Com a nova versão de Hulk, com os lançamentos de Capitão América e Thor e esse que cito, o projeto mais ambicioso, envolvendo os tão adorados super-heróis das histórias em quadrinhos da editora, está vindo a tona.
Sabe, confesso que é muito bacana ver o grande público conhecendo esses personagens. Ver as pessoas percebendo que existe coisa bacana no meu dos quadrinhos, outrora visto como coisa de nerds e pessoas "desocupadas". Mas nada disso seria possível se não houvesse qualidade. Isso já ficou provado no primeiro longa. Atuações precisas, direção excelente e roteiro impecável. Ok, e agora?
Fugindo da máxima de Hollywood, e que já foi erro de várias sequências como Homem-Aranha (o 3º), Quarteto Fantástico (o 2º) e X-Men (o 3º), que elevar tudo ao ², em Iron Man 2 não houve o exagero de nada. Tudo continua perfeito, ao jeito Favreau (diretor do primeiro e desse) de ser.
Pra quem não viu o primeiro filme (será possível?), vou estragar algumas surpresas, fazer o que?
O enredo do primeiro filme conta como o playboy Tony Stark (Robert Downey Jr., sensacional) se transforma no herói Homem De Ferro. Após frustrar os planos de Obadiah Stane (Jeff Bridges), executivo da Stark Industries, e consolidar-se como herói do momento, a revelação ao mundo de que ele e Homem De Ferro são a mesma pessoa espanta o mundo. Com o choque inicial, o mundo se acostuma em ter um herói por perto. Só que Stark, além de enfrentar um problema com o equipamento que o mantêm vivo, terá que enfrentar problemas em dobro.
Sim, porque o único ² na verdade é um trio que vem somar, além de Stark, aos já conhecidos James Rhodes (Don Cheadle, substituindo Terrence Howard) e Pepper Potts (Gwyneth Paltrow). A famosa (pra quem conhece os quadrinhos Marvel) Natasha Romanov, mais conhecida com Viúva Negra (Scarlett Johansson), Ivan Vanko (Mickey Rourke) e Justin Hammer (Sam Rockwell). Esse dois últimos, vilões da trama, que só perdem credibilidade por conta da forma como atuam.
O mais bacana de Homem De Ferro é que o espectador é quase que "forçado" a gostar de um cara que se acha o centro do universo. Sua atitude narcisista talvez só passe "despercebida" pela forma como Downey Jr. conduz o personagem. E falando em atuação, Don Cheadle trouxe um ar mais convincente do que Terrence Howard, que é um grande ator, mas se a versatilidade de Cheadle. Gwyneth Paltrow mantém o ar da sua graça em Pepper. O amor de Stark e ao mesmo tempo maior crítica de suas ações sente que não é mais o centro das atenções. Afinal de contas, disputar com o charme de Scarlett Johansson não é missão fácil.
E meio a essa "disputa" por Stark (que na verdade é só pra apimentar um pouquinho a história), os vilões da fita são um show a parte. Rourke com Vanko, traz uma dramaticidade acima do que se espera de um blockbuster de Hollywood. Os motivos de seu personagem são muito plausíveis. E ele leva isso de forma muito natural para tela. Rockwell traz a leveza de costume. Consegue ser um FDP sem fazer muito. É demais vê-lo em ação.
Falando em ação, não há filme de super-herói sem grande cenas de ação. Mas assim como o primeiro filme, todas elas são inseridas de forma muito precisa na trama.
É um filme completo. Jon Favreau equilibrou da mesma forma tudo que o primeiro filme tudo o que havia de bom. Sobre até mais espaço para sua atuação, como o motorista de Stark, Happy Hogan. E fugindo do que seria normal em uma sequência de sucesso, ele manteve a qualidade e ganhou mais pontos. Não só ele, mas também o Homem De Ferro, que de herói mediano, tornou-se o carro chefe da dominação Marvel nos cinemas.
Trailer:
Ficha Técnica
Homem De Ferro 2 (Iron Man 2) - EUA - 2010 - 124 min. - Ação
Direção: Jon Favreau
Roteiro: Justin Theroux
Elenco: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Scarlett Johansson, Sam Rockwell, Mickey Rourke, Samuel L. Jackson, Clark Gregg, John Slattery, Garry Shandling, Paul Bettany, Leslie Bibb
Site Oficial: http://ironmanmovie.marvel.com/intl/pt/mainsite/