29 de abril de 2011

O Livro de Eli

Muito além do que se vê

Certos filmes nos cativam pelo poder fazer-nos pensar. A tal "interatividade", na qual faz o espectador pensar, criar contextos, imaginar situações e pegar o que rola "on screen" e jogar nisso. Mais bacana ainda, é ver um filme com dois grandes atores como Denzel Washington e Gary Oldman se entregando em uma atuação, que é um show a parte. Uma verdadeira aula de como não deixar o "status" de estrela de Hollywood aparecer mais que a história a ser contada.

O enredo acompanha a história de um homem (Denzel Washington), que vamos descobrir durante o andar da carruagem, que após ouvir uma voz (divina?) segue rumo ao Oeste, com um livro muito valioso em seu poder.

Em meio a um pós-apocalíptico (a la Mad Max), ele segue seu caminho enfrentando as adversidades físicas e psicológicas, além de gangues que vagam por essa terra sem lei. Percebe que é num futuro próxima a ambientação do filme e que algo de terrível aconteceu.

Quando o andarilho chega a uma, das várias, cidade abandonada, um tirano chamado Carnegie (Gary Oldman), que retém o pouco conhecimento restante após toda a destruição, descobre que esse andarilho tem em poder a mais procurada das publicações remanescentes. "O Livro".

Quem conhece um pouquinho de história e conhecimentos bíblicos, vai matar a das charadas.

O filme é um show na fotografia. O clima dark, azulado, contribui em muito para o clima tenso. Não é o personagem que segue a câmera. Os irmãos Hughes, trabalham, assim como seu elenco, a serviço da história que está sendo contada. Parece não haver presa em fazer um corte de câmera. O clima árido, parece que sufoca ao poucos e eleva a tensão quando os algozes de nosso andarilho parecem chegar cada vez mais perto.

O enredo é basicamente a busca do lugar pelo personagem de Denzel para deixar "O Livro". A adição da personagem de Mila Kunis (Max Payne) vem mais pra dar uma certa "humanidade" do que mudar o rumo da prosa.

Com um pouquinho de atenção, a sacada do filme é descoberta. Mas não é esse o ponto máximo do filme. Ele vem pra ensinar que, a esperança, deve sempre persistir e existir. E por mais difícil que seja o caminho, sempre existe um amanhã. Lição que talvez nem foi a que os cineastas queriam passar. Mas talvez seja essa a graça de uma caminhada: sempre haverá uma nova surpresa por ai.
 
Filme mais do que recomendado!
 
Trailer:

 
Ficha Técnica
O Livro de Eli (The Book of Eli) - EUA - 2010 - 118 min. - Ação / Aventura / Ficção Científica
Direção: Allen Hughes e Albert Hughes
Roteiro: Gary Whitta
Elenco: Denzel Washington, Gary Oldman, Mila Kunis, Ray Stevenson, Jennifer Beals, Evan Jones, Joe Pingue, Frances de la Tour, Michael Gambon
Site Oficial: http://www.sonypictures.com.br/Sony/HotSites/Br/olivrodeeli/
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: