24 de maio de 2011

70 anos de Bob Dylan

Lenda viva faz aniversário...

O cantor e compositor norte-americano Bob Dylan comemora hoje, 24/05, 70 anos de idade. Neto de judeus russos nascido na pequena cidade de Duluth, no Estado de Minnesota, EUA, sob o nome de Robert Allen Zimmerman, alias Bob Dylan, após 50 anos de carreira teve (até o momento) lançados 56 discos do músico, entre álbuns de inéditas, coletâneas e performances ao vivo.

Um dos mais influentes artistas, perdendo somente para os Beatles, segundo a revista Rolling Stone em 2008, utiliza da música como forma de expressar não só sentimentos pessoais, mas suas insatisfações perante a sociedade, Dylan sempre esteve engajado em movimentos político-sociais nos quais atua efetivamente, não apenas em canções ou shows beneficentes.

Os próprios Beatles, Rolling Stones, Jimi Hendrix, Bob Marley, U2, Neil Young, Pearl Jam...os maiores nomes do rock atual, e do passado, se rendem ao talento inigualável deste grande artista.

E já não bastasse ser um excelente compositor, é também pintor e autor de livros.

Em homenagem a esse gênio e lenda viva, posto aqui aquela que pra mim, dentre vários clássicos e canções memóraveis, é a mais completa.

Hurricane foi composta em conjunto com o compositor americano Jacques Levy, em protesto a prisão injusta de Rubin "Hurricane" Carter, boxeador promissor na década de 60 que foi preso injustamente por assassinato. Em 1999 foi lançado um filme, estrelado por Denzel Washington, chamado The Hurricane - O Furacão, que retrata a história do pugilista. Grande filme!

Mas como hoje o post é sobre Dylan, segue duas versões de Hurricane. Ouçam no talo!






Letra traduzida (melhor que encontrei!) aqui

Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rubin_Carter
http://en.wikipedia.org/wiki/Hurricane_(song)
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Hurricane
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Dylan

Site oficial: http://www.bobdylan.com/
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: