26 de fevereiro de 2013

Yoani Sánchez e a apatia social

Parece que tudo nos dias de hoje...
...é motivo de questionarmos o que é "certo" e "errado". Graças a inclusão digital, hoje temos pessoas dos mais variados níveis sociais se encontrando de maneira quase que imediata. Seja um filme, seja uma música, um lugar...não existem mais fronteiras sociais no que diz respeito ao mundo da internet.

Infelizmente essa inclusão é só digital. É perceptível que falta muita no campo educacional e no campo financeiro. Mas percebe-se que isso é um mero detalhe quando existem movimentações festivas e alegre Facebook a fora.

Agora, apertando a ferida, porque não vemos essa movimentação quando tratamos de coisas sérias?

Faço já antes de mais nada mea culpa perante a questão. Só que me impressiona cada vez mais a postura hipocritamente correta que a minha geração tem diante das telas dos tablets, notebook, PCs e smartphones. Smartphones esses que às vezes (só às vezes tá pessoal?) são mais espertos que seus donos que vorazes consomem informação cada vez mais e mais descartável.

Me recusei a comentar as reações sobre a tragédia de Santa Maria. Me assustou o quanto a Idade Digital está cada vez mais cruel e ao mesmo tempo, tão cheia de mimimi (expressão essa desse mundo confuso). É preocupante ver o quão frio e efêmero é o resultado que tais passagens da nossa história tem sobre a sociedade.

Tudo muito rápido, tudo muito prático, tudo muito "03 minutos". Na outra semana, já se esqueciam os rostos, os sonhos perdidos. Mas não se esquece tão fácil a crueldade e a ignorância registrada nas timelines, logo acima dos "clipes" lek leks e BBBs da vida.

E ai, me segurei para não comentar sobre a visita da blogueira Yoani Sánchez. E toda essa volta sobre a atual situação que acompanhamos nas redes sociais é justamente para darmos dimensão a importância, que é totalmente descartada, que a internet, que as ferramentas disponíveis nela.

Ler um pouco sobre a história dessa cubana, de 37 anos, jornalista nascida em Havana, e que ficou mundialmente conhecida pelas críticas ao regime de Fidel Castro, e agora de seu irmão Raúl em seu blog, Geração Y, criado em 2007 e que hoje é traduzido para 15 idiomas, é inspirador. E ao mesmo tempo, entristece.

Em meio a teorias da conspiração e comentários estapafúrdios sobre a credibilidade de seu blog, o que mais inspira é o fato de que mesmo em meio as ameaças de um governo ditador, Yoani, que hoje é mundialmente conhecida pelo destaque que a revista Time lhe deu, colocando-a entre as 100 pessoas mais influentes de 2008, usa a mesma internet onde vemos tanta intolerância e tanto descaso com o próximo, para dar voz a um povo que vive a décadas oprimido e que antes de uma pequena ação, resolveu fazer algo.

O que entristece é o fato de que a liberdade não é valorizada. Me surpreendeu o fato de Yoani não poder acessar seu blog de casa...da sua própria casa! Me fez pensar que não é fácil mesmo ser diferente. E me entristece mais ainda os que mais se preocupam se o produto é made in USA ou não...realmente é isso que importa?

Realmente o que importa é como e para o que usamos nossa "vontade" de mostrar o que pensamos e queremos. Se o mundo online é o reflexo do mundo real, tem alguma coisa errada. Ou tudo, ou nada. Alguém vai apagar a luz quando sair? Eu acho que não...
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: