24 de agosto de 2014

As Tartarugas Ninja

Ao rolar dos créditos, o meu primeiro pensamento foi...
..."é, não foi tão ruim assim.". Fato é que Michael Bay gosta de exageros e o conceito da história de As Tartarugas Ninjas é um exagero por si só!

Só que pra quem acompanhou o desenho clássico e os filmes que passavam semana sim, semana não na Sessão da Tarde, e se acabou de jogar as várias versões dos jogos para Super NES, a diversão estava justamente no clima divertido e descompromissado que o enredo trazia.

E isso o filme traz de um maneira assertiva e sem exageros. O exagero está nas cenas frenéticas e os cortes de câmera que o diretor Jonathan Liebesman (cria de Bay) emprega em várias cenas que ficariam melhores se os efeitos fossem mostrados em planos mais abertos (como uma cena de luta do Raphael, mas não vou falar muito pra não dar spoiler!).
Mas até mesmo esse exagero diverte! Afinal de contas, o foco das Tartarugas Ninjas sempre foi a diversão e muitos pontos que talvez fossem motivo para duras críticas, passam despercebidos sem maiores traumas. Até mesmo o visual, que não me agradou nos trailers, é justificado quando o filme vai sendo construído.

A formação clássica é apresentada como todos conhecemos: Leonardo, o líder ainda em formação; Raphael, o rebelde sem causa; Donatello, o cérebro da equipe; Michelangelo, o mais engraçado. O roteiro é muito didático. Realmente cheguei a me perguntar em alguns momentos "sério que eles estão explicando isso?". Mas se pararmos pra pensar que o foco dessa nova adaptação é um público totalmente novo, que acompanha uma nova fase das Tartarugas na Nickelodeon....é, não justifica.

E outro ponto negativo, por incrível que pareça, é Megan Fox "interpretando" uma April O'Neil muito aquém daquela que conhecemos no desenho. Ponto positivo para os efeitos especiais sensacionais e as tentativas de alivio cômico de Will Arnet...que funcionam melhor com Michelangelo, mas tá valendo!
Em uma visão geral, o filme diverte. Funciona o novo visual, a adaptação mais realista, mas quem sabe na sequência não acertam no roteiro pra realmente termos um equilíbrio entre as histórias originais da dupla de criadores, Kevin Eastman e Peter Laird, e o clima de humor clássico dos anos 90.

Agora deixa eu citar aquela frase que tá na ponta da língua..."Santa Tartaruga/Cowabanga!!!"

Trailer

Ficha Técnica
As Tartarugas Ninja (Teenage Mutant Ninja Turtles ) - 2014 - 101 min. - EUA - Aventura
Direção: Jonathan Liebesman
Roteiro: Josh Appelbaum, André Nemec e Evan Daugherty
Elenco: Megan Fox, Will Arnett, William Fichtner, Johnny Konoxville (Leonardo), Alan Ritchson (Raphael), Noel Fisher (Michelangelo), Jeremy Howard (Donatello), Tony Shlhoub, Whoopi Goldberg, Tohoru Masamune.
Site Oficial: http://www.tartarugasninjaofilme.com.br/
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: