14 de junho de 2015

Diário de Uma Paixão

Hoje não é segredo para ninguém...
...que as histórias de Nicholas Sparks são unanimidades entre as mulheres quando falamos de romance. A fama do escritor chegou a tal ponto que a história Diário de Uma Paixão (The Notebook) hoje é tida como "cult" no meio literário romântico.

O best seller de 1996 foi um dos primeiros filmes de uma leva de adaptações que se seguiram, não só de livros de Sparks, mas também de vários outros "best sellers" norte-americanos.

O status de "cult" do filme se deve ao público adolescente que na época, teve nele a apresentação de uma história de amor clichê, mas que não deixa de emocionar sua audiência.

Exageros à parte, a história parte da premissa mais comum de uma história de romance: Noah (Ryan Gosling) é um carpinteiro, pobre e que trabalha para sobreviver e Allie ( Rachel McAdams), filha de pais ricos, se encontram e acabam por ter um amor de verão. Após a reprovação dos pais da moça, o casal se separam e seguem, após algum sofrimento, caminhos totalmente diferentes.
Enquanto Noah procurava vencer na vida e sobreviver na Segunda Guerra Mundial, Allie, após ter a comunicação com o jovem interrompida pela mãe, resolve seguir a vida e os sete anos que os separaram parecem não ter apagado a chama do amor que sentem um pelo outro.

Sim, o enredo é resumido a apenas isso. O trunfo maior do roteiro é justamente não negar isso e até exagerar em alguns momentos. E também na condução de como a história é contada.

A leitura de um diário (o notebook do título original) por um homem (James Garner) para uma mulher (Gena Rowlands) diariamente é a entrega ao espectador que na verdade só vai ajudar na montagem da expectativa do público sobre como o casal chegou naquela situação.
O diretor Nick Cassavetes joga bem com essa situação e o roteiro, que segue fielmente o livro (pelo menos, foi o que ouvi de quem o leu) acerta na dose do romance.

Existem alguns exageros aqui e ali, mas todos feitos de forma conscentida por quem assiste. Afinal de contas, em um filme de romance, algumas lágrimas devem cair. Mas não chegam a comprometer o filme.
É um daqueles exemplos que mostram que o amor no final sempre vence. Bom, é bom manter essa esperança, em dias tão frios e sem romantismo.

TRAILER


FICHA TÉCNICA
Diário de Uma Paixão (The Notebook) - 2004 - 121 minutos - Inglaterra/EUA - Romance
Direção: Nick Cassavetes
Roteiro: Nick Cassavetes, Jeremy Leven, Nicholas Sparks (livro)
Elenco: James Garner, Gena Rowlands, Joan Allen, Ryan Gosling, Rachel McAdams, James Marsden, Sam Shepard, David Thornton
Site Oficial: n/d
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: