7 de dezembro de 2015

Victor Frankenstein

A história de Frankenstein todos já ouviram...
...um dia. Seja em uma repaginação, seja em sua forma original. Mas de fato, o que me fez encarar a sessão (e estava com vontade de ir no cinema há tempos) foi para ver as performances de James McAvoy e Daniel Radcliffe.

E como era de se esperar, o filme é salvo pelas atuações convincentes e competentes da dupla principal.

Como a narração em off de Radcliffe sugere, você já conhece essa história. Mas as facetas que o enredo monstra em seus primeiros momentos, deixa claro que não é a história sobre a crianção do monstro Frankenstein, e sim, sobre seu criador. E como a sugestão está clara, é o personagem de Radcliffe que nos "conta" como conheceu seu salvador, mestre e amigo.

Somos apresentados à origem de Igor (Daniel Radcliffe), resgatado de um infeliz destino por Victor Von Frankenstein (James McAvoy) que viu no jovem um potencial muito maior do que seu papel de palhaço e mais dos vários circos perdidos em Londres. Após comprovar suas suspeitas, Victor recruta Igor para sua ambição: criar a vida da morte.

O conto de Frankenstein, o mostro, é famoso por justamente ter em seu criador o maior ponto de seu interesse: qual é o limite entre a genialidade e a insanidade?

Essas questões permeiam todo o filme e as explicações são plausíveis...e por sorte, só entregues no último ato.

A história, é previsível e não causa nenhum espanto. Com uma direção que também não inventa, a adaptação é bacana, mas alguns efeitos visuais deixam a desejar.

Como falei no início, o que leva o filme são as atuações precisas e certeiras de Radcliffe e McAvoy, com destaque para o segundo que consegue realmente entregar essa dualidade entre gênio e louco na medida certa para o que o filme precisa. E o elenco de apoio também não deixa a desejar, mesmo que quase não participarem da história efetivamente.

Um filme que vale a sessão, e que me deixou só uma questão no ar...já que apesar de se tratar de uma obra de ficção, me remeteu a muitas questões que poderiam ter sido já resolvidas pela ciência moderna, mas que não estão à disposição da população. Não é possível que a evolução da medicina tenha parado lá na Londre de 1800, certo?

Até porque, toda ficção tem um fundo de realidade.

(Bom)
TRAILER:


FICHA TÉCNICA
Victor Frankenstein - 2015 - 110 min - EUA - Ficção Científica / Drama / Terror
Direção: Paul McGuigan
Roteiro: Max Landis, baseado no livro Frankenstein de Mary Shelley.
Elenco : Daniel Radcliffe, James McAvoy, Jessica Brown Findlay, Andrew Scott, Charles Dance
Site Oficial: http://www.foxmovies.com/movies/victor-frankenstein



Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: