21 de setembro de 2010

Jimi Hendrix

No último dia 18 (sábado), foi lembrado os 40 anos da morte do guitarrista.

Nascido em 27 de novembro de 1942, em Seatle, EUA, James Marshall "Jimi" Hendrix é considerado por muitos o maior de todos os guitarristas da história do rock n' roll. O também cantor e compositor, em apenas quatro ano de carreira mudou o rumo da música. É até hoje tido como lenda que transformou o modo de tocar guitarra. Após desembarcar no Reino Unido, agenciado por Chas Chandler, baixista da banda The Animals, montou a The Jimi Hendrix Experience com Noel Redding no baixo e Mitch Mitchell na bateria (foto logo mais abaixo).

Depois da regravação de "Hey Joe", o estourou veio com a clássica "Purple Haze". Lançaram também "The Wind Cries Mary" e ai então seu primeiro álbum, Are You Experienced? (1967). Só não alcançou o primeiro pois tinha uma certa banda, chamada The Beatles, com um álbunzinho chamado Sgt. Peppers Lonely Heart Club Band no páreo. (#ironia). Listado em quase todas as listas de "melhores de todos os tempos", o álbum conta com a sensacional "Fire".

The Jimi Hendrix Experience, London (1967) by Gered Mankowitz © Bowster Ltd. 2002
No mesmo ano, lançaram Axis: Bold as Love, com a também clássica "Little Wing". Em 1968, lançaram o álbum duplo Electric Ladyland, disco que tem a viagem louca de "Voodoo Child" e a regravação magistral de "All Along the Watchtower", do mestre Bob Dylan. Em 1969, formou nova banda, após o rompimento com o baixista Noel Redding, chamada Gypsy Suns and Rainbows. Formada por Billy Cox no baixo, Mitch Mitchell na bateria, Larry Lee na guitarra base e Jerry Velez e Juma Sultan na bateria e percussão, foi a banda que o acompanhou na histórica apresentação do Festival de Woodstock naquele mesmo ano. Em 1970 montou o trio Band of Gypsys, com seu antigo companheiro de exército, Billy Cox, no baixo e Buddy Miles na bateria. Nesse ano, lançou a épica canção antiguerra 'Machine Gun', que tinha em média 12 minutos de execução.

Outras tentativas de novos projetos foram tentadas pelo músico, mas no dia 18 de setembro de 1970, em Londres, foi encontrado em um quarto de hotel por sua namorada, Monika Dannemann, após ingerir uma combinação de coquetel de soníferos e vinho tinto. Morreu asfixiado por seu próprio vomito, de acordo com a autópisia.

Morre um guitarrista, nasce uma lenda. E a história do rock, e principalmente da música, nunca mais foi a mesma depois das transformações e criações desse gênio. Em homenagem a esses 40 anos da morte do músico, várias homenagens (matéria bacana sobre isso aqui) foram feitas ao redor do mundo. Mais do que merecido a esse ícone do que é o verdadeiro rock n' roll.

Site Oficial: http://www.jimi-hendrix.com/
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário:

  1. Jimi Hendrix, 40 anos de pura arte.
    Foi foda, é foda e sempre vai ser foda.
    Amo demais esse cara.
    Fã número um ! \o\
    Amei o post. *-*
    Beijos

    ResponderExcluir