31 de julho de 2012

Sonho e silêncio

Nada como o som de uma doce canção na madrugada. O som do violão, as palavras que se encaixam de forma perfeita.
Mudanças...dinâmicas...variações...inspirações.
Assim como uma bela canção, a vida pode, na próxima estrofe, na próxima passagem, nos mostrar o que realmente valha a pena.
Não é preciso descartar a anterior. As mesmas notas, apenas uma outra melodia. A mesma partitura, apenas compondo da forma correta.
De onde vem essa inspiração? Não sei dizer. Só sei que fica muito fácil...e os dedos no teclado parecem já saber o caminho que o meu pensamento deseja.
É meio instantâneo...um piloto automático que nem sempre combina da forma correta os comandos...mas também, dá um desconto, são 02:10 da madrugada de uma terça-feira.
O sono do dia parece que foi embora por uma forma misteriosa, que desconhece o poder que tem. Recordo que nem sempre foi fácil desse jeito...às vezes a mão não vai, as palavras fogem.
E a canção vai acabando...repeat? Melhor não...as paixões só são intensas quando vivemos elas apenas uma vez...assim como o primeiro acorde de uma triste canção de ninar...o piano parece que ecoa dentro dos ouvidos até a ponta dos dedos.
02:25...cadê o sono? Amanhã o dia será longo.
Mas será que ficaremos satisfeitos com o resultado dessas palavras sem sentido?
Não sei dizer, só sei que é libertador libertar o que já há tempos foi embora. Talvez seja pela habilidade estranha de se apegar de forma intensa.....só mais uma música....só mais uma palavra....stand-up...sempre algo pra mandar embora.
Mando agora embora o silêncio da madrugada...melhor deixar ele aqui comigo...já que não tenho um cachorro, preciso de um fiel companheiro.
Não tem jeito, prefiro o dedilhar do violão...e apago o antigo arranjo, já estava desgastado...mais do mesmo...melhor tentar compor algo mais seguro...nada efêmero.
Penso, relembro, esqueço, apago, reescrevo e me jogo novamente. Cidade dos Anjos? Lá vou eu de novo subindo mais uma arranha-céu.
Prepotente, sem nenhuma modéstia...humildade apenas em reconhecer que não tenho mais medo.
Estou aqui, a vida é curta e talvez amanhã não esteja aqui pra reler essas palavras confusas e tão certas.
Até mudei a dinâmica dessa vez.
Tentando ousar na maneira de levar a mesma banda pra algum lugar.
"Just Like A Pill" - e é isso que penso toda vez que vejo...uma chance, um recomeço...de novo, qual o medo? Esse já é velho conhecido...e é dos amigos que me aproximo nesse momento.
Plenitude...temporário...e de novo...o silêncio...
Afinal de contas, se tudo foi passageiro, dessa vez não deva ser diferente...essa é nossa vida, certo? "Vamos viver, temos muito ainda por fazer, não olhe pra trás..." - são palavras que já sei de cor e salteado....qual o medo?
Tô ai pra o que vir além do horizonte...frases piegas e clichês ao monte.
Fecho só agora, 02:38...comparando meu pequeno conto caótico com a trilha do seriado da história em quadrinhos...bem minha cara...adoro achar que alguém vai ler tudo isso.
E mais uma vez me lembra que a graça do circo é o acreditar...afinal de contas, sempre teremos um palhaço pra dar risada....vou dormir e sonhar um pouco com você agora.

30 de julho de 2012

Nem Nome Tenho

Palavras, e eu não entendo nada agora... 
"Não me interessa, não é meu problema..."
Tenho um motivo maior do que essa baboseira
Pessoas com ego maior que a própria vida.

Gentilezas para pessoas idiotas
Enganando pessoas justas e honestas
Só cobrindo cagadas de pessoas sem estrutura
Psicologia barata, esforços jogados no lixo.

E o cansaço já adentrou a porta.
E a marmita, já estragou na bolsa.
E a cerveja, já matou a sede que maltratava.
E só queremos descanso agora.

Cansados das batalhas que desgastam a alma
Cansados das besteiras que ensurdecem a gente
Buscando apenas  a decência de tempos distantes
Tempo perdido, mensurado, escasso, não mais o mesmo.

E com o receio de não ter sido certo
E com o medo de não ter salvado o sincero
E com o saldo devedor (nem nome tenho),
Vivo cada dia como se fosse o último.

Mesmo com a esperança vencida
Vamos em frente, pois um dia,

A coisa muda e a figura não será a mesma
Mesmo com a desgraça, a violência...só ter paciência.

O rock n' roll perneia, é a trilha e assim clareia
Então o fim do túnel já não é tão escuro
Então o fim do mundo já não é tão próximo
E ao olhar pro mundo, verei um futuro

Um ser humano e bem mais que isso.
Pessimismo sendo banido, otimismo revivido

Acordo logo, bem rápido, atraso, mais um dia de trabalho
O sonho é longo, é que quase nulo, mas não desisto, não é um erro.
O sonho é curto, é improvável, por mais que lute, muito difícil
Mas a esperança, querida, nunca foi tão amiga...

*escrito em 05/11/2008

26 de julho de 2012

The Rembrants - I'll Be There For You

Para os amigos...

...e vocês sabem quem são.

Mas sabendo que são, o que queria falar sobre essa música foi do sentimento de nostalgia que me bateu.

Pow, Friends era (e ainda é) daquelas séries obrigatórias pra todo fã de sitcom. É incrível como ainda hoje (estava vendo algumas coisas na net) a série ainda tem o prestígio que conquistou ao longo dos 10 anos que esteve no ar.

E essa música é a representação e a homenagem mais que obrigatória para os amigos que há anos estão comigo, ou que estão só alguns meses. =D

Pra quem não manja english, segue link (aqui) com a letra traduzida.

25 de julho de 2012

Tornado

Tudo, nada, barulho, silêncio...porra, bateu o sono.
E mais uma vez, mais um dia a sensação de que não foi, não deu.
O dia mais uma vez não foi suficiente.
Por mais que tente...insiste...persiste.
Mas mentir não adianta.
São muitos sonhos, desejos, suspiros e o tempo..."perdido"
Fica sem sentido quando se vai de lugar nenhum para outro lugar
Mas que lugar é esse que estão falando?
Se não conheço direito, desconheço o que senti no momento
São mudanças, algumas danças...e a música que encanta
Emociona já que vem da alma
E nada como reconhecer seu semelhante
Alma atordoada, machucada, perdida
Que encontra luz no fim do túnel
Que encontra a paz no olho do tornado.

22 de julho de 2012

Ter uma banda...

...o sonho virando realidade. O que me leva a insistir nisso tudo?
Ter uma banda. Talvez seja o sonho de muitos muleques, que assim como eu, correm atrás daquilo que almejam ser o melhor. Assim como nas outras áreas da vida, a decisão de seguir o caminho da música vem da necessiadade de ter a plena satisfação de fazer o que ama, e ainda, viver disso. Pagar as contas e ter tudo aquilo que é lugar-comum para todos: casa, carro e uma casinha de cachorro no quintal dos fundos. Para que esse sonho se torne realidade, assim como nas outras áreas da vida, é preciso muito esforço. O famoso "sangue, suor e lágrimas" que define muito bem os sacríficios que são necessários para concretizar esse sonho.

Mas entre tantos no mundo, o que motiva levar tudo isso pra frente? As brigas (com família, amigos, namorada/esposa), discussões (sobre repertório, sobre lugares para tocar), falta de dinheiro (para o estúdio, para equipamentos, para cabos, palhetas, etc), cansaço (perdendo finais de semana, virando madrugada), stress, desânimo...poderia ficar esse post inteiro enumerado os contras de se ter uma banda. Sempre brinco com meus amigos dizendo que caso seus filhos desejem montar uma banda, que os interne em um hospício! Brincadeiras a parte, o fato é que mesmo com todas as "desvantagens" de ser ter uma banda, o motor que move essa engrenagem não tem definição. Se me perguntarem se desejo parar de tocar, a resposta será sem pestanejos: NÃO.

Como o Chorão, do Charlie Brown Jr., cantou em "O Preço": "...ver a garota sorrir, a galera pular. A multidão a me chamar, ah, que lindo está..." Causar reações nas pessoas, despertar sentimentos. Montar uma arranjo bacana, escrever uma letra que traduz o sentimento de muitos. Por mais que tente traduzir em palavras (ou em versos ou até mesmo melodia), o combustível me me faz insistir nisso tudo vem de uma força inexplicável que só a música deve ser capaz de produzir. Ou seja, não em explicação.

E hoje, logo mais, volto ao palco depois de alguns anos. Volto a subir os degraus dessa escada para um lugar desconhecido. Ver os meus amigos, minha mãe, pessoas que torcem pelo meu (nosso) sucesso, não tem fama e glamour que pague, tudo isso é muito efêmero e passageiro. Mas o prazer em fazer música é uma das melhores coisas que já fiz (e farei) nessa vida. E pretendo usufruir desse dom que Deus me deu, se não dá melhor maneira possível, mas com toda a vontade e força do mundo.

21 de julho de 2012

Raimundos - Nariz de Doze

Poucas bandas no rock nacional tem a aceitação...
Raimundos na gravação do clipe de Nariz de Doze
...que o Raimundos tem. Em todas as sub-tribos da tribo rockeira ou até mesmo fora dela, é unanimidade que o talento e competência de Rodolfo, Canisso, Digão e Fred era incontestável.

Para os que conhecem apenas as músicas da fase mais "pop" da banda, do disco "Só No Forevis", eis uma música que é, com o perdão da palavra, foda!

Além da sonzera que é, essa música prova a competência de letrista (maluco) que Rodolfo tinha aliada a habilidade de dicção sem igual e sem precedentes no rock brazuca.

Ouça no talo!

Site oficial: http://www.raimundos.com.br/home/

Feliz Dia do Amigo (nas redes sociais)

Desabafo, piadinhas e é isso.


Clica na imagem pra ler melhor...
#dahoraavida

20 de julho de 2012

Citações: Kung Fu Panda

‎"O ontem é história, o amanhã é um mistério, mas o hoje é uma dádiva. É por isso que se chama presente" 

19 de julho de 2012

Aproveitando o silêncio...

...apenas com o vento frio batendo na janela, queria aproveitar que estou com sono e falar algumas coisas. Falar algumas coisas repetidas, falar algumas coisas que não foram ditas e falar que estou perdendo o medo de falar.

Muitas vezes falo o que não devo ou deve ser a necessidade de ter passado tanto tempo me guiando por uma conduta falha em querer agradar principalmente quem não merecia, merece ou vá merecer.

Porra, a vida mais uma vez me prova que vale a pena ser quem eu sou....então porque diabos tentar mudar? Viver no mundo de hoje deve ser foda, mas se é foda é porque fazemos com que as dificuldades sejam maiores do que nós mesmos.

Custa tanto acreditar? Custa tanto ter fé? Precisamos mesmo jogar nos ventilador (leia Facebook, Twitter e outros) as merdas internas e esperar que os outros sejam descarga? Custa mesmo tanto ser umas que pensa no outro, por um segundo que seja?

Indiretas, frases feitas, imagens bonitas e pessoas vazias. Como falo sempre aos colegas no trabalho, virou uma questão pessoal lutar contra a ignorância, a alienação. Enquanto o mundo acaba as pessoas estão mais preocupados em pseudo-poetas de uma era em que quem copia mais é o mais foda.

Mais ""likes", mais fan pages, mais links patrocinados pelos dedinhos nervosos em expressar aquilo que nem são. Mas é claro que são.

Nossa, que merda tô falando. Acá estou escrevendo no meu "lindo" blog sobre uma doença da qual estou infectado. Parece uma das teorias do The Walking Dead (que falo aqui durante o terceiro ano): "você já é um zumbi, só precisa morrer pra descobrir.".

Pois bem amiguinhos, não morri ainda. Assim como sei que há vida inteligente tanto na madrugada quanto no Facebook, Twitter (principalmente), Tumblr (que fiz recentemente e ainda não manjo quase nada).

A verdade é que comecei falando da delícia que é o silêncio da madrugada e acabei falando da fase negra que a juventude brasileira passa. Enquanto isso, como postei ontem, Plantão está mais que certo. Caraca, ia falar de coisas bonitinhas, pra variar. Mas diante das circunstâncias...só mais um desabafo sem sentido.

Resumindo tudo

Esse curta...

...vi no Acidez Feminina durante a minha atualizando da leitura dos meus feeds.

Adoro essa combinação romance + ironia. Sempre funciona e qualquer semelhança não é mera coincidência.


Speed Dating (by Emma Koenig & David Seger)
Lugar comum dos comments: Sad but true.

16 de julho de 2012

Janis Joplin - Piece of My Heart

Que Janis...
A rainha do rock...
Foto: Arquivo Google
... é e sempre será a maior cantora que o rock já viu, disso ninguém tem dúvidas.

Mas o que mais impressiona é que quando menos espero, vem uma coisa nova dela. Pena que não soube aproveitar a "liberdade" que tinha.

Moralismos a parte, descobri que essa música é uma versão. A primeira versão foi gravada por Erma Franklin, ninguém menos que a irmã da diva da soul music mundial, Aretha Franklin, no ano de 1967.

Ouça ai...é demais:


Claro que com a versão da Big Brother and the Holding Company a música virou um clássico mundialmente conhecido graças a poderosa participação da rainha rock. Além de incluir a,lista das 500 maiores música de todos os tempos da revista Rolling Stone, também o Hall da Fama do Rock.

E a apresentação o vídeo abaixo justifica e mostra o que uma grande interprete consegue com a habilidade de transformar uma música que já era boa, em algo melhor.

Clássico, enjoy it!

One Week

Noite de sábado, depois de um dia de plantão no trampo corrido...

Cartaz do filme
"O que você faria?" - "Uma Semana"
...e meu irmão em casa como uma bela surpresa.

Sem muita enrolação foi assim que comecei a ver "One Week" (2008 - não achei versão brasileira do nome, que traduzindo é Uma Semana) filme que conta a história de Ben Tyler (Joshua Jackson, muito bom!), jovem que recebe o diagnóstico de um câncer raro e que lhe dará apenas menos de dois anos de vida com chance de cura miníma.

E a partir desse diagnóstico temos, através de uma narrativa não muito convencional, o começo da história desse frustado escritor, cantor e jogador de beisebol, que resolver ao invés de se tornar um "paciente", largou a rotina e os traumas no qual estava preso e decidiu atravessar o Canadá de ponta à ponta após perceber que nunca havia vivido realmente.

Lidar com a mortalidade, esse é o mote do filme que permeia a fita inteira com perguntas que, isoladas, podem parecer consultas àqueles livros de auto-ajuda. Mas graças a uma narrativa super bacana, irônica, com uma pitada de humor leve...às vezes até mórbido, o filme não caiu no lugar comum. Não é daqueles filmes agitados, onde teríamos a oportunidade de ver um dramalhão ao maior estilo novela mexicana e sim o retrato de um cara que percebeu que perdeu muito tempo em não viver.


Como já falei, a condução do filme pelo diretor Michale McGowan (também roteirista) aproveita não só o belíssimo cenário canadense (que já tinha vontade de conhecer um dia...agora então...) como também as atuações que de tão naturais, contribuem para um roteiro que amarra bem todas as questões existências do filme.

Belos cenários durante a fita...
E elas não são poucas. Como uma pergunta que achei a chave de tudo que é: "O que você faria se tivesse um ano, um mês, uma semana, um dia de vida?". Não é exatamente assim que está no filme, mas com base nessa frase, o filme permite-se caminhar pelos questionamentos que Ben tem desde que sai do consultório médico com a sentença de morte nas suas costas.

Afinal de contas, do que adiantaram todos os conceitos, desejos e sonhos que teve até então? Do que adiantou se "prender" em um futuro que não virá mais? E porque nunca se viveu o presente, o aqui, o agora?

Ben então busca na impulsividade da compra de uma moto e no desejo realizar um sonho a coragem e a vontade de atravessar o país, ao som de uma trilha só com artistas canadenses e que encanta pela simplicidade e poesia (pelo menos das músicas em inglês já que o meu francês é zero!), e viver em alguns dias o que não viveu durante todo aquele tempo em que esteve "preso" ao conceito de que devemos nos preparar para o futuro, para o amanhã.

Como então preparar o amanhã, sem viver o hoje?

É um road movie sensacional quando se está aberto para não julgar se as atitudes são certas ou erradas.

E para fechar, o último take do filme, citação de Shakespeare que resume o sentimento que fica...
Último take do filme

Trailer


Ficha Técnica
One Week - 2008 - 94 min. - Canadá - Aventura/Drama
Direção: Michael McGowan
Roteiro: Michael McGowan
Elenco: Joshua Jackson, Liane Balaban, Campbell Scott, Ryan Allen, Jim Annan, Chris Benson, Jodi Brooks, Caroline Cave
Site Oficial: http://www.mongrelmedia.com/dvd/info.cgi?id=1441

12 de julho de 2012

U2 - Stay (Faraway, So Close)

Falar do U2 para mim...

...é chover no molhado. Para quem acompanha esse humilde blog sabe que sou fã da banda e além da qualidade inquestionável, tem toda uma questão muito pessoal, já que graças ao meu velho que curto a banda e tudo mais.

Pois bem, faixa do disco de 93 chamado Zooropa, dá tão famosa Zoo TV Tour, foi top 10 em vários países e fez parte da trilha sonora do filme Faraway, So Close!, dirigido por Wim Wenders, lançado no mesmo ano (torrent já baixado, vou assistir e digo depois o que achei por aqui!).

O mais curioso é que descobri que a música foi inspirada em Frank Sinatra. A banda nas gravações do disco anterior, Achtung Baby (1991 - sensacional!), esboçou a música que foi finalizada para o disco seguinte

Bom, chega de blá, blá, blá...ouçam a linda versão feita no show da tour Elevation na cidade de Boston, um dos shows mais emblemáticos do U2 para mim já que foi um dos momentos família mais bacanas da minha história com direito a pipoca num domingo à tarde. Saudades...

Enjoy it!

11 de julho de 2012

Devagar e sempre...

Atravessando a rua...
...foi isso o que pensei quando vi uma tartaruga atravessando a rua hoje. Sim, verdade. O trânsito parou...mais do que quando a morena linda tropeço do seu salto nº 15 e mostrou a calcinha branca. E enquanto isso, ninguém via a velhinha sendo assaltada do lado dela.

Chamou a atenção de tudo e de todos e do tudo e também, porque não, do nada.

O trânsito voltou, a morena se levantou, a velhinha gritou e bateu no meliante que foi levado pela polícia. Não conseguia sair do local pois a tartaruga, ainda atravessava a avenida. Faltavam duas faixas da faixa de pedestre para chegar na metade do caminho quando um caminhão à toda velocidade passa numa poça d'água e molha um executivo que falava ao celular.

A tartaruga olhou bem devagar pra trás...parecia até que tinha dado uma risada do homem que agora xingava freneticamente. Sinal vermelho respeitado. Um grupo de turistas passa pelo local. Eu continuo ali parado sem reação.

Uma moça de cabelos longos pede para o motorista parar. Desce com um pedaço de pão e deixa perto da pequenina. "Pow...assim não saio daqui hoje!!!!" - grita um homem pendurado numa escada. Mexia na fiação telefônica de uma empresa ali em frente.

Tudo para novamente e ficamos lá eu, o cara da escada, a moça do busão olhando aquela cena. Em meio a selva de pedra, uma prova de superação da  natureza e..."Jurubeba minha filha, volta logo aqui!".

Lembram da velhinha que tinha sido assaltada? Pois bem...Jurubeba, a tartaruga, é dela. Quando a danada tava chegando do outro lado da avenida a veiá correu e pegou a bendita. Colocou na bolsa, entrou num táxi que tava encostado ali e foi embora.

Todos voltaram a suas vidas medíocres.

10 de julho de 2012

Descobertas

Encontrando...
E foi assim, numa noite qualquer que resolveu descobrir o mundo. Era uma noite tranquila na cidade, algumas ruas já ficaram pra trás e ela ainda busca algo. Sente que perdeu algo...um sapato...uma bolsa...um brinco.

Não.

Com certeza perdeu algo mais que um simples objeto supérfluo...com certeza perdeu mais do que tempo. Mas continuou caminhando. Seguindo as luzes da cidade (linda na madrugada). Acompanhada pelos fantasmas que assombravam um perdido no outro canto, resolveu continuar seguindo sem rumo.

O mais engraçado é que havia a sensação de que sabia onde estava indo. Mas não sabia. E nesse GPS sobrenatural apontava para o caminho mais improvável. Para em frente a uma parede branca.

O bar ao lado, ainda aberto com alguns casais namorando, a convida para uma cerveja gelada. Senta-se. Observa a rua que começa a ter uma movimentação de fim de balada. E ela continua a procurar. Ainda não perdeu a sensação de que algo está faltando.

Continua a busca, agora frenética, no ritmo do eletrônico que toca do outro lado da parede branca. "Será que vou ter que pular?" - pensava em voz alta conversando com mesa e cadeiras vazias a sua volta. Não via nenhum porta, nem janela. A curiosidade mórbida que saia daquela parede branca a atingia de maneira encantadora.

Uma frase...

"Deus nos dê juízo, pra um dia, perdermos juntos!"

Pra madrugada...

Na madrugada...

...um texto onde tenho quase certeza que ninguém vai ler. Uma texto onde vou falar um pouco sobre o dia de hoje, de ontem. Falar um pouco sobre as mudanças.

Tenho falado sempre que mudanças são necessárias e etc e tal. O mais engraçado é que quando a mudança vem, o medo não é tão grande assim. Afinal de contas essa é a graça da vida certo? É já falei disso, milhares já falaram disso e continuarão falando disso.

Revi e-mails antigos hoje...aqueles que você acha que vai guardar pra sempre. Revi fotos antigas hoje...aquelas que você pensa em emoldurar e deixar a mostra a todos. Reli palavras que foram muito sinceras (outras nem tanto). E cheguei a conclusão de que nada na vida é certo.

Já havia chegado a essa conclusão antes. Quando um novo ciclo se fechava e outra se iniciava. É tão natural quanto dormir e acordar...a mudança humana. É quase uma necessidade.

6 de julho de 2012

Foo Fighters - Walk

Engraçado...

...como algumas músicas aparecem nas nossas vidas no momento e na hora certa. Walk faz parte do último disco do Foo Fighters, chamado Wasting Light (2011) que também veio num momento de total afirmação da banda e com o sentimento do vocalista Dave Grohl de "libertação" após anos tendo ainda o "fantasma" Nirvana na sua vida.

E é justamente sobre isso que a música fala, sobre aprender a caminhar novamente, caminhar com as próprias pernas mas nunca, esquecendo de onde veio e pra onde quer ir.

Enjoy it!

5 de julho de 2012

Simples assim...

...era como eu queria que fosse.
Mas só sentir, só querer...não é poder.
E talvez poder seja mais complicado do que desejar.
Um carinho, um beijo, um momento...
...a vida inteira?
Dúvidas, perguntas, questionamentos...vários sinônimos.

......algumas horas se passam.......

O som na jukebox parece que vai além de uma simples balada
Parece a constatação de que tudo mudou...
...não só o bar, não só o público...
...algo mudou e o medo do desconhecido permanece.

É...o medo permanece.
Mas mesmo que não seja tão simples como falar
O sentir, o querer, o poder
Talvez valha a pena se arriscar.


3 de julho de 2012

Florence and the Machine - Live on KEXP

Algumas coisas no YouTube...

 ...são verdadeira preciosidades. A KEXP é uma rádio totalmente alternativa lá dos EUA e que se não fosse a maravilha que é a internet hoje, nunca teria o prazer de ouvir essas versões maravilhosas de Florence + The Machine que fizeram nesse especial com violão e harpa (sim, HARPA!!!).

Compartilho aqui com vocês as quatro versões que ele tocaram, em destaque Rabbit Heart...que é simplesmente sensacional...

Kiss With a Fist