17 março 2016

10 Coisas Que Eu Odeio em Você

Entre vários dos guilty pleasures que tenho...
...esse filme com certeza entra na lista, ali no top 3. Mas pra falar a real, nem ligo muito. Esse post tinha como intuito focar apenas em uma das cenas mais fofas/fodas que vi em um filme adolescente. Sim, essa categoria de filmes inundou os cinemas (e nossos corações) no final da década de 90, começo dos anos 2000.

Mas o que diferencia "10 Coisas que Eu Odeio em Você" (1999) dos demais filmes da sua geração é o elenco. Sim, é preciso admitir que o elenco é o maior trunfo de um filme como roteiro simplório e que se apega em resoluções fáceis. O mais incrível é quando você descobre que essa história é baseada no texto de William Shakespeare, A Megera Domada.
Na história, acompanhamos o primeiro dia de Cameron (Joseph Gordon-Levitt, hilário em suas expressões de perdido) em uma nova escola. Logo de cara, ele se apaixona por Bianca (Larisa Oleynik, o rostinho bonito). Com a ajuda do seu amigo Michael (David Krumholtz, o salvador do filme na questão da comédia), terá que elaborar um plano para poder levar a garota ao baile: arranjar um par para a insuportável irmã da bela, Kat (Julia Stiles, atuando mais do que o papel pede).

A "salvação" para o plano da dupla é o bad-boy da escola, Patrick (Heath Ledger, nem imaginando o futuro brilhante como ator), que faria parte do esquema e levaria a "megera" Kat ao baile.

Bom, à partir daí o filme se desenrola em algumas surpreendentes cenas cômicas e mesmo que o roteiro seja simples, a dinâmica do desenrolar do mesmo é algo fluído e não existe um momento de tédio. O elenco afiado e entrosado dá conta do recado.
Não há como negar que o sucesso foi inesperado. Mais ainda quando o status pop do filme foi elevado pela decolada nas carreiras de Julia Stiles, Heath Ledger e Joseph Gordon-Levitt.

É um filme que diverte e que não faz feio como uma adaptação da obra de Shakespeare. E rendeu algumas cenas icônicas e memoráveis como essa:

Tá, vai me dizer que você não curtiu?

Pois então, guilty pleasure total esse filme! E na verdade, nem ia falar dele além do que pra mim é uma das coisas mais bacanas que um filme pop já entregou ao seu público. Se você não assistiu esse filme, sério, assista, porque a forma como o poema declamado pela personagem da Julia Stiles é tão poderosa, que não tem como não admitir que você torceu pro final previsível.

Gravada em um único take, e com uma interpretação foda...impossível não curtir:

(desculpa ai pela qualidade, não encontrei melhor no YouTube)

Bom, indico sem medo. Praqueles dias de bobeira, tem no Netflix, sempre passa em algum canal da TV (aberta ou fechada) e vale a audiência.
(Bom)


TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
10 Coisas que Eu Odeio em Você (10 Things I Hate About You) - 1999 - 97 min. - EUA - Comédia Romântica
Direção: Gil Junger
Roteiro: Karen McCullah Lutz, Kirsten Smith
Elenco: Julia Stiles, Larisa Oleynik, Heath Ledger, Joseph Gordon-Levitt, David Krumholtz, Susan May Pratt, Larry Miller
Site Oficial: n/d



Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: