27 de outubro de 2009

A guerra é aonde mesmo?

Governo brasileiro está olhando pro lado errado


Ontem, em matéria no CQC, foi bem lembrado por Danilo Gentili que a possível "invasão" de tropas americanas na Colombia, pode não ser a principal preocupação do presidente Lula.

Para quem não sabe o que rola é o seguinte: o governo colombiano liberou a entrada de tropas americanas para auxílio no combate ao narcotráfico. De acordo com o presidente Álvaro Uribe, em encontro durante a cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) que aconteceu no mês de agosto na Argentina, declarou que tal presença não afetaria a soberania colombiana.
Mas o sempre anti-EUA presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acusa os EUA de possível manobra mililtar na América do Sul e a base na Colômbia seria o primeiro passo dessa manobra. Leia em detalhes aqui.

Onde o Brasil entra nisso?

O presidente Lula fez um pedido de garantias de que o acordo entre o governo colombiano e governo americano não afetaria o restante da América do Sul. E assegurando assim que as tropas instaladas na Colômbia, não sairiam de lá. Ou seja, não atravessariam a fronteira que o país faz com....a Venezuela.

Além de que a Colômbia também faz fronteira com outro ponto de interesse americano na América do Sul: a Amazonia. Porque tal interesse? Leia em detalhes aqui.

Não vamos nos estender nessa discussão pois ela ainda está e estará em pauta nos próximos meses. Bem resumidamente é isso. Vamos voltar ao porque desse post.

É muito compreensiva a atuação do governo no cenário internacional. Investimentos, tecnologia, acordos, são todas manobras da diplomacia necessárias a qualquer país emergente no cenário mundial. Mas ao contrário das declarações do Presidente, o Brasil ainda está muito distante do primeiro mundo. Um país de primeiro mundo deve priorizar as políticas públicas para a saúde, para a educação, para o mercado de trabalho, e não apenas visando a relação externa. Os primeiros passos ainda estão sendo dados mas é necessário ainda muito trabalho para podermos declarar que o Brasil é um país de primeiro mundo.

Todos acompanhamos o que aconteceu no Rio de Janeiro recentemente. Não irá afetar as recentes conquistas do país, como as Olimpíadas, mas os números assustam e a saída qual é? Milagres não irão acontecer se medidas não forem tomadas.


Enquanto o país está preocupado em manter uma imagem limpa para o cenário internacional, aqui dentro temos uma sujeira só! Enquanto não houverem políticas internas que visem a melhoria da vida do povo brasileiro, não adianta nada metermos o bedelho em brigas e discussões que se um dia irão nos afetar diretamente, que pelo tenhamos um povo que saiba de onde vem a bala.
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: