11 de outubro de 2009

Sete Vidas

Dupla está ficando especialista em arrancar lágrimas



O ator Will Smith é um daqueles atores que atraem multidões. E cada vez mais prova que não é mais um rostinho bonito entre tantos na "constelação hollywoodiana". O equilibrio que ele vem buscando em sua carreira é algo admirável. Nem sempre os grande efeitos especiais conseguem substituir o talento de uma atuação sincera. Mesmo com alguns exageros.

Em Sete Vidas, novo drama em parceria com o diretor Gabriele Muccino que o dirigiu em A Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness, 2006), Will Smith interpreta um agente da receita federal americana, Ben Thomas. Em um belo dia, Ben resolve ir atrás de sete pessoas que estão com divídas com o governo e lhes dá a chance de arrumarem suas vidas, ajudando elas conforme a sua necessidade. Essas pessoas são vistas por ele como pessoas que querem só ter uma vida decente e não sonegarem impostos. E são todas estranhas, sem nunca ter tido qualquer tipo de relacionamento com ele.

Tudo ia bem até ele conhecer Emily Posa (Rosario Dawson) e se apaixonar por ela. A moça tem problemas cardíacos. Resistindo no começo, Ben vai mostrando aos poucos para Emily (e para nós espectadores) quais suas reais intenções e o que lhe motivou a tomar essas atitudes.

Utilizando o recurso da moda, o flashback, vamos entendendo o que faz aquele homem ajudar esses sete estranhos.

Além da atuação de Smith, me chamou a atenção a de Rosario Dawson. Vi somente Sin City com ela e é muito bacana reparar que ela consegue transmitir a mesma intensidade em atuações completamente opostas. Destaco também Woody Harrelson. A cena inicial é um tapa na cara sem dó e que chega a causar revolta devido a ótima atuação dos envolvidos nela.

Algumas mancadas que o roteiro dá são compensadas ora pela maravilhosa fotografia, ora pela atuação e entrosamento dos protagonistas. E o final do filme é daqueles em que você se deixa levar e depois...bom você simplesmente aceita.

Mesmo com o exagero de alguns na época do lançamento, dizendo que Will Smith está tentando arrancar de algum jeito uma forma de ganhar um Oscar, não acredito nisso. Acredito que a cada filme que passa, ele prova que o sucesso alcançado é fruto de um ator que não quer ficar tachado por filmes pipocas lançados no feriado nacional americano.

Não é o melhor filme dele, isso é fato. Mas tem seus meritos, e não são poucos. É um filme que te faz pensar. Nas ações e consequências dessas ações. E é emocionante sim por isso, não tenha vergonha de assoar o nariz no final da exibição.

Ficha Técnica
Sete Vidas (Seven Pounds - EUA - 2008) - 118 min - Drama
Direção: Gabriele Muccino
Roteiro: Grant Nieporte
Elenco: Will Smith, Rosario Dawson, Woody Harrelson, Barry Pepper
Site Oficial: http://www.sonypictures.com.br/Sony/HotSites/Br/setevidas/
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário:

  1. O filme é show! Gostei muito..


    Obrigada pela visita em meu Blog, fique à vontade por lá! =)

    Gostei muito do seu Blog!


    Abraço! =)

    ResponderExcluir