Para aqueles que não estão muito familiarizados com esse mundo, que hoje tem faturamento maior que o de Hollywood e deixa temerosos os estúdios, é importante saber que assim como a 7ª arte tem em nomes como Steven Spilberg, Francis Ford Coppolla, George Lucas, Wood Allen o status de gênios, o mundo dos games também.
A cada ano, a indústria do vídeo-game alimenta uma discussão que só vem crescendo a cada lançamento. Argumentos, matérias, forúns, são muitos os materiais que ampliam ainda mais o número daqueles que defendem com unhas e dentes essa forma de entretenimento de início tão simplório e que hoje movimenta milhares de pessoas e milhões de dólares.
A discussão é grande e uma pergunta fica no ar: afinal de contas, podemos considerar os games uma forma de arte?

Claro que temos o lado ainda mecânico da coisa. Um objetivo, algo para fazer. O "jogar video-game" talvez tire o prestígio artístico. Muitos consideram uma forma de expressão muito nova para ser considerada arte, mas o cinema também é e utiliza uma combinação de expressões (fotografia, pintura, literatura) que resulta na 7ª arte. Se pensarmos nessa linha, acrescentamos o cinema em conjunto com a tecnologia e temos os GAMES.
Veja um vídeo de Hideo Kojima sobre o assunto aqui. Não sabe quem é ele? Continua lendo!

Agora sobre a lista, que é a razão desse post. Como de praxe, não irá agradar a gregos e troianos. Mas alguns nomes são inquestionáveis. Esse post surgiu depois de ler a lista (não TOP 10) que o MSN Jogos fez. Veja clicando aqui.
Também encontrei um vídeo do site Game Trailers, postado no Fliperama Blog. Veja aqui.
Agora a minha lista segue abaixo, com "desculpas detalhadas" para os três primeiros. Press Start:
Não é segredo para ninguém que Metal Gear Solid sempre será para mim o melhor jogo de todos os tempos.
Talvez deva ter sido o primeiro game com contexto que fugia das histórias simplórias e voltadas para as crianças. Não a toa censura de 18 anos dava a liberdade necessária para uma história que nunca poupou o jogador/espectador de surpresas e reviravoltas contadas pela ótica do sempre politicamente incorreto Solid Snake. O clima cinematográfico das cenas fora do jogo e a dublagem excelente são também os principais fatores que tornaram a série clássica a partir de 1998 com Metal Gear Solid para o Playstation.
Para quem jogou sabe o que digo. a história é tão intrigante, tão complexa, tão boa, que as famosas cenas de "passagem" são assistidas como a um filme. Você até larga o controle, pega a pipoca...e ai lembra que tem que voltar a ação. É muito bom!
Lembro que há 11 anos atrás, me joguei como um louco na frente do meu saudoso Playstation para descobrir o final daquela história. Confesso que foi ali que me forcei também a aprender o mínimo do inglês para entender uma história que mistura drama, ação, espionagem, romance, conspiração.
Sonho no dia em que um filme de Hollywood tenha todo o conteúdo de uma história tão sensacional, e com continuações que não só mantém o nível, como elevam a uma daquelas história clássicas e que servem de exemplo não só para futuros gamers, mas para roteiristas e cineastas do mundo inteiro.
Para entender todo o complexo enredo, só jogando. Se fosse explicar aqui ia dar uns 10 posts! Mas você pode ver a história completa aqui, aqui ou aqui com excelente qualidade e muito bem detalhada.
Melhor que isso só jogando mesmo. Uma verdadeira obra de arte mestre da 9ª arte (ou 10ª?)!
Sugestão do Alter Ego:

Com gráficos excelentes, jogabilidade idem, a história dá continuidade aos eventos do primeiro jogo, apresenta novos personagens e marca pelas inovações que trouxe na forma de se fazer roteiros para games. Explorando temas de memes, engenharia social, conspirações políticas e inteligência artificial, Metal Gear Solid 2 vai além. Vendeu mais de 7 milhões de cópias ao redor do mundo.
02 - Hironobu Sakaguchi, Yoshitaka Amano e Nobuo Uematsu - Final Fantasy
O que dizer da maior série de RPG do mundo? Histórias de amor, guerra, ódio, vingança. A evolução da humanidade, o extermínio, a luta pela sobrevivência. São muitos os temas e abordagens que a série teve ao longo de suas 13 edições, além dos dois filmes para cinema (não compreendidos pelo grande público) e os vários "spin-offs".
Final Fantasy realmente faz jus ao seu nome. Mas está longe de ser a final!
Sucesso tanto de público quanto de crítica. Crítica essa que idolatra esse três que são os cabeças por trás das histórias mais do que complexas. Não espere roteiros de fácil compreensão e nem jogue apenas pelo "The End". Você vai penar para isso!
Misture tudo o que você acredita que seja bom em games (ou cinema se você não joga), o melhor da tecnologia do momento (sempre testando o limite das plataformas) e uma jogabilidade que melhora a cada edição, e temos aí a fórmula da fantasia que vem agregando fãs e mais fãs a cada edição.
Poder, amor, humor, romances, lutas, cenas magestrais, personagens carismáticos e enigmáticos. Os ingredientes são os mais variados para uma série que a cada capítulo - com excessão do FFX que foi o primeiro a ter continuação direta - muda sua história com mundos maravilhosos que descansavam no lugar mais fundo do inconsciente. Culpa dos caras.
Sugestão do Alter Ego:
03 - Shigeru Miyamoto - Mario, Zelda, Donkey Kong
Acredito que todos que venham a ler esse post já tenha pelo menos ouvido falar em um desse três nomes. São personagens que já entraram para história da cultura pop e são ícones do que representa o video-game. Super Mario Bros e Donkey Kong fizeram história no saudoso Super Nes.
Na era 3D, Mario se saiu melhor com um jogo lindissímo para o Nintendo 64. O macacão não se deu tão bem na nova geração, mas ambos participam de inúmeros jogos de esporte, corrida (Mario Kart, Diddy Kong Racing), luta. Enfim, são verdadeiros "coringas" quando a Nintendo precisa levantar suas vendas.
Agora, Zelda a coisa fica mais séria. Não que ele não tenha participado das "festas" da Nintendo. Mas no fim dos anos 90, The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time elevou o Nintendo 64 na briga quase que injusta contra o fenômeno Playstation.
Na minha opinião, Ocarina of Time é um dos 10 melhores jogos de todos os tempos. Esqueça gráficos. De nada adianta se eles não colaboram com uma história de amor e superação como o de Ocarina. E mesmo nos 16 bits, na época do Super Nes, Zelda já surpreendia e talvez pelo seu visual um pouco "infantil" se comparado com Final Fantasy VI, não tenha tido a atenção que merece. Miyamoto conseguiu o que muitos não conseguem em anos: criar personagens que marcam a vida dos jogadores e nunca serão esquecidos. Mesmo com a festa do Wii. Culpa dele.
Sugestão do Alter Ego:

E já que o post tá gigante pacas, vou só citar o restante desse "polêmico" TOP10:
04 - Shinji Mikami - Resident Evil
05 - David Jaffe - God of War
06 - Kazunori Yamauchi - Gran Turismo
07 - Yuji Naka - Sonic
08 - Keiji Inafune - Mega Man, Onimusha
09 - Gabe Newell - Half-Life
10 - Samuel e Daniel Houser - Grand Theft Auto
E ai, o que você achou?? Como toda lista, está aberta a discussões.