Me lembro com carinho do ano de 1998 pois foi o ano em que descobri meu gosto pelo cinema. Na verdade por filmes em geral, pois não tinha muito como ir no cinema. Mas foi em 1997, que um filme me deixou doido. No bom sentido claro. Vamos ver se você lembram também: Brutamontes de quase dois metros, óculos escuro persegue menino em loja de fliperamas. Vemos um polícial que parece ser gente boa, mas de repente vemos que é ele quem quer o fígado do menino. Menino sai na sua motoca veia, enquanto o polícial gente boa persegue ele a borda de uma carreta roubada. De repente, aquele brutamontes vai ao resgate do menino. Troca de tiros, destruição e uma das melhores cenas do cinema! Lembrou qual o filme?
Bom, o primeiro já tinha sido igualmente bom, o terceiro meia-boca (até tentou reprisar o feito de uma perseguição clássica e até chegou perto!Mas...), mas ai tudo esfriou...e ai, afinal de contas o mundo acabou ou não? As máquinas dominaram tudo? Como será John Connor no futuro? E o governador da Califórnia, vai participar?
Essas e muitas outras perguntas finalmente pareciam que ia ser saciadas. Certo?
Bonito não? |
Bom, a história: o ano é 2018. Como previsto, as máquina se rebelam e tomam conta do mundo. Um pequeno grupo de rebeldes tenta combater a ameaça que tem como único objetivo o extermínio da raça humana. Somos apresentados ao John Connor, que ainda não é líder dos rebeldes, tentando buscar respostas pelo aparecimento de Marcus Wright, no qual não se sabe se para o bem, ou para o mal. Paralelo a isso, temos Kyle Resse, que é perseguido pelas máquinas pelo motivo que todos nós sabemos (desculpas para quem não assistiu aos outros filmes).
John Connor e Marcus Wright |
Alguns buracos ali, outros aqui, que muito provavelmente ficarão para uma nova sequência (idealizado como uma nova trilogia pela produtora!) tornam A Salvação um filme muito interessante para aqueles que acompanham a série desde o seu início. As referências, de todos os três filmes, estão ali presentes. Até a música do Guns N' Roses! E as cenas de ação, algumas sensacionais (destaque para a inicial e a fuga de Wright), lembram que realmente não é algo fácil equilibrar drama, ação e ficção científica. Resta esperar o próximo filme para que as perguntas, que já existiam antes, possam ser respondidas junto com essas novas questões. E que os roteiristas tenha a percepção de que o personagem principal sempre foi John Connor e que é necessário muito coragem para responder a essas perguntas pois todas as explicações já foram feitas.
Em resumo, O Exterminador do Futuro - Salvação é um filme muito bom, que mesmo com alguns deslizes na explicação (ou tentativa) do continuum espaço-tempo que esperamos ser solucionados nos próximos filmes. Matérial bom é o que não falta.
Ficha Técnica
O Exterminador do Futuro: A Salvação (Terminator Salvation - EUA - 2009) - 116 min. - Ação / Ficção Científica
Direção: McG
Roteiro: John D. Brancato, Michael Ferris
Elenco: Christian Bale, Sam Worthington, Anton Yelchin, Moon Bloodgood, Bryce Dallas Howard, Common, Jane Alexander, Helena Bonham-Carter
Site Oficial: www.oexterminadordofuturo.com.br/