Filmes catástrofe é um gênero que Hollywood de tempos em tempos redescobre. São vários os clássicos, e a atração do público por esse tipo de filme é inevitável. Tendo isso em vista, Roland Emmerich foi na cultura maia buscar mais um pretexto para destruir o mundo.

Pulamos para 2012 e somos apresentado a Jackson Curtis (John Cussack), escritor que trabalha paralelamente como motorista de limusines na cidade de Los Angeles. Após o encontro no Parque de Yellowstone, onde levou os filhos para acampar, com Charlie Frost (Woody Harrelson), um maluco que acredita piamente na teoria onde os maias prevêm o fim do mundo em 2012. Em meio as teorias conspiratórias que foi estudando, se apossou de um mapa que indica a localização das "Arcas".
Quando ele retorna para Los Angeles, o fim do mundo começa. Esse é um breve resumo do fio de enredo de 2012. A partir daí, é uma correria só de Curtis para salvar sua família, buscar o mapa e encontrar o local onde estão as "Arcas". Estão na fita todos os clichês do genêro. O único porém de 2012 talvez seja o sentimento de culpa que pairá sobre o último ato. E a redenção que a catástrofe "tras" à humanidade.
O discurso soa com um leve tom político. E em meio aos milhares de efeitos, a correria, a culpa, tudo termina e você percebe que não tem muita coisa ali. O bacana é mesmo curti a viagem catastrófica e esperar pra ver se no mundo real não tenhamos que sentir a mesma culpa quando tudo for tarde demais.
Ficha Técnica
2012 (2012 - EUA, 2009) - 158min - Ação / Ficção Científica
Direção: Roland Emmerich
Roteiro: Roland Emmerich, Harald Kloser
Elenco: John Cusack, Chiwetel Ejiofor, Oliver Platt, Amanda Peet, Thandie Newton, Woody Harrelson, Zlatko Buric, Danny Glover, Thomas McCarthy
Site Oficial: www.2012ofilme.com.br/