24 de dezembro de 2013

A Vida Secreta de Walter Mitty

E como Ben Stiller mostra como...
...aquela sentença de "...mova seu traseiro do lugar." deve ser empregada na prática.

Com uma história que foge do currículo de comédias, mas que por trás das câmeras mostrou em Trovão Tropical (Tropic Thunder - 2008) algo mais que só a habilidade de fazer dar risadas, Stiller se arrisca em um filme em que a fotografia vira inspiração a cada enquadramento, cada cena banal e que passará desapercebido pelo público em geral. O cuidado em transformar o filme em uma verdadeira exposição de cenários que estão ao alcance apenas da coragem daqueles que se levantam e vão atrás para conhece-los.

Walter Mitty é a representação do cara ordinário que tem sonhos extraordinários. Vive a maioria deles através do gerenciamento de negativos da sessão de fotografias da revista Life, publicação americana que fez história por suas capas emblemáticas, por conta da sua imaginação fértil e das fotos enviadas pelo fotografo freelancer Sean O’Connor (Sean Penn).

Quando a última edição impressa da revista está para ir ao ar, com uma fotografia de O' Connor, Mitty se vê com um grande problema quando o negativo da foto indicada pelo fotografo para a última capa some. Após seguir as pistas do último rolo de negativo enviado pelo companheiro de trabalho nunca visto, Walter decide ir em uma aventura que antes só teria coragem para viver através de seus devaneios mentais.

A mesma coragem de Walter, representa a coragem de Ben Stiller em não ter medo de pegar uma história comum e transformá-la em uma lição de vida, principalmente em uma época onde as pessoas buscam renovar esperanças, sonhos e planos.

Com um roteiro (de Steve Conrad, do sucesso À Procura da Felicidade) que no meu ver, foge do lugar comum em se arriscar nas inserções imaginárias do personagem principal sem ofender a inteligente do telespectador, a diversão e a emoção são garantidas em um filme que surpreende pela forma simples, mas muito bela, de contar uma história de coragem, recomeço e busca pelo verdadeiro proposito de uma vida até então, sem sentido.

Poucos filmes me impressionaram como esse. É o melhor filme do ano? Não para os críticos sem tempo de apreciar as pequenas coisas...os detalhes de uma obra que prima pela coragem em ser simples.

Como havia sito quando postei o trailer em Outubro a expectativa foi mais que superada. E assim, digo que pra mim, "A Vida Secreta de Walter Mitty" não é só o melhor filme do ano, mas um dos melhores que já assisti.

Vale a pena levantar a bunda da cadeira e ir viver.

Ficha Técnica
A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty) - 2013 - 114 min. - EUA - Drama/Comédia
Direção: Ben Stiller
Roteiro: Steve Conrad
Elenco: Ben Stiller, Kristen Wiig, Sean Penn, Adam Scott, Shirley MacLaine, Patton Oswalt
Site Oficial: https://www.facebook.com/AVidaSecretaDeWalterMitty?fref=ts
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: