19 de julho de 2015

Resenha | Clube dos Cinco

John Hughes é a prova de que é sim possível...
...criar filmes com temática adolescente sem o besteirol que se tornou esse tipo de filme durante o começo dos anos 2000. Entenda, não que alguns sejam ruins, só que a qualidade dos roteiros de Hughes é algo que transcendem gerações.

Férias Frustradas, Curtindo a Vida Adoidado (top 5 da minha lista) e A Garota de Rosa Shocking são só alguns dos exemplos que são encabeçados por esse que compartilho com vocês agora.

E a definição do que são os filmes de temática adolescente tem em "Clube dos Cinco (The Breakfast Club), o seu representante mor no que envolvem todas as questões dessa fase tão complicada e tão perfeitinha das nossas vidas.

Você já viu esse filme...se não o fez ainda, pare o que está fazendo e vá vê-lo. Por mais que a inclusão do roteiro te mostre adolescentes americanos, os conflitos, os medos e as angustias são os mesmo que qualquer um já viveu (ou está vivendo) quando está nessa fase.
O filme mostra um sábado a tarde na vida do valentão John (Judd Nelson), do atleta Andrew (Emilio Estevez), da revoltada Allison (Ally Sheedy), da patricinha Claire (Molly Ringwald) e do geek Brian (Anthony Michael Hall) que por mal comportamento, são obrigados a passar um dia inteiro na detenção. E uma pequena pausa para um reflexão: será que isso algum dia funcionaria aqui?

Sem muita escolha e sofrendo a supervisão do professor Richard Vernon (Paul Gleason), vão entrar em conflito com as diferenças de suas vidas e ao mesmo tempo, perceberem que tem mais coisas em comum do que o período e a escola que compartilham.

E é incrível como o roteiro de Hughes consegue transmitir isso de uma maneira honesta e sincera, até demais e até um pouco forte até mesmo para os padrões "modernos" da juventude de hoje. O peso das escolhas, o medo da não aceitação, a aceitação dos pais, dos amigos, dos grupos sociais, as aparências...tudo ali, condensado de forma dramática e ao mesmo tempo com um toque de humor sarcástico, que dá vida aos personagens mais bacanas que Hughes já criou.

É um filme obrigatório para aqueles que gostam de cinema, para aqueles que gostam de fugir do obvio e serem surpreendidos por um filme que não entrega nada daquilo que se espera, porque entrega muito, muito mais. E ainda entrega uma trilha bacana que tem como carro-chefe a música "Don't You (Forget About Me)" da banda Simple Minds.

Não a toa que o status de clássico cult já é merecidamente ligado a uma obra que não só define tudo o foram os anos 80. E um dos finais mais FODAS que você irá achar em algum filme!

Avaliação do Alter Ego:








Trailer:

Ficha Técnica:
Clube dos Cinco (The Breakfast Club) - 1985 - 97 min. - EUA - Drama
Direção: John Hughes
Roteiro: John Hughes
Elenco: Emilio Estevez, Anthony Michael Hall, Judd Nelson, Molly Ringwald, Ally Sheedy, Paul Gleason, John Kapelos
Site Oficial: n/d



Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: