Quando você achava que tava bom...
Uma coisa é fato em Hollywood: quando algo dá dinheiro, tem que continuar.
O legal é quando temos qualidade nessas continuações. Depois de sair da sessão de A Era do Gelo 3 com certeza comprovo dessa qualidade.
O terceiro filme dessa franquia, que trouxe ao mundo da animação o taletosíssimo diretor brasileiro Carlos Saldanha, é simplesmente 10. E com certeza eleva a clássico da animação digital a história desse "bando" que a cada filme arrebata mais e mais fãs mundo a fora.
Para quem duvidar, vá ao cinema e curta (em 2D ou 3D) a perseguição de pterodáctilos. Quem assistiu sabe do que falo...e em casa não vai ser a mesma coisa!
Mesmo com toda essa onda 3D, o bolso não tá ainda indo com a cara (leia R$) do novo segmento e fui no 2D mesmo. Caramba, pra que 3D????????
O filme é uma daquelas viagens tão divertidas que quando acaba você solta um "já acabou?".
É demais, sensacional!!!!
Mas parando de puxar sardinha, a história. Sim tem e é bacana. A Era do Gelo 3 continua de onde parou o 2º epísodio. Temos o casal de mamutes Manny (Ray Romano/Diogo Vilela) e Ellie (Queen Latifah/Cláudia Jimenez) esperando um(a) filhote. Essa mudança na rotina do "bando" traz questões para a preguiça Sid (John Leguizamo/Tadeu Mello) e o tigre dentes-de-sabre Diego (Denis Leary/Márcio Garcia).
O tigre pensa que a convivência com o grupo o está deixando menos selvagem e acredita que deve deixa-lo e voltar a sua natureza. Já a preguiça pensa em ter sua própria família e nessa "busca" acaba se deparando com três ovos. Ele acredita que está ali a oportunidade de provar que pode ser responsável. Só que os ovos que ele rouba são de Tiranossauro Rex. E ai começa a aventura quando a mamãe Rex vem buscar seus filhotes.
Sid é "levado" junto com os filhotes a um vale perdido no meio da Era Glacial, onde sobreviveram várias espécies de dinossauros.
Em um mundo totalmente novo, ele encontram Buck (Alexandre Moreno/Simon Pegg), o caçador de dinossauros. Ele é uma doninha caolha!!! Um sobrevivente naquele mundo selvagem que vai conduzir a trupe no "resgate" de Sid. Só que devido ao isolamento, digamos que a doninha não bate muito bem da cabeça.
Essa foi a melhor adição que uma série que já é muito boa poderia ter.
Buck consegue transformar o trio principal em meros coadjuvantes. Até mesmo o esquilo Scrat, que agora tem um amor/rival, Scratita, perde espaço tanto para Buck quanto para seus "discípulos" Crash (Seann William Scott) e Eddie (Josh Peck), "irmãos" da mamute Ellie que ganham mais destaque do que no 2º filme.
A história consegue ser tão bacana, e prende tanto a atenção, que a viagem é inevitável. As risadas se sucedem cena após cena e até o tipíco e prevísivel final agrada.
Com certeza não é um filme infantil. As nuances apresentas e os questionamentos de todos os personagens são muitos reais e próximos do mundo real. E a loucura de Buck com certeza não vai ser captada em sua totalidade pelas crianças. Ainda bem!!!
Uma coisa que até li no Omelete e concordo.
A dublagem da série é sensacional. O trabalho perfeito dos outros dois filmes permanece impecável. Uma pena que a Fox Brasil só divulgue o nomes dos dubladores principais.
Alguns podem achar um defeito aqui, outro ali. Na boa, quem consegue achar defeitos em qualquer filme da trilogia está com problemas mais sérios do que a doninha sobrevivente do filme.
E a pergunta: sem Carlos Saldanha, teremos um 4º episódio? Espero que sim.
Ficha Técnica
A Era do Gelo 3 (Ice Age: Dawn of the Dinossaurs, EUA, 2009 ) - 96 min - Aventura / Animação
Direção: Carlos Saldanha
Roteiro: Michael Berg, Peter Ackerman
Elenco: Ray Romano/Diogo Vilela (Manny), Denis Leary/Márcio Garcia (Diego), Queen Latifah/Cláudia Jimenez (Ellie), John Leguizamo/Tadeu Mello (Sid), Alexandre Moreno/Simon Pegg (Buck)