1 de agosto de 2009

A Proposta

Comédia divertida e Sandra Bullock

De uns tempos prá cá, percebi com muita clareza três seguimentos se destacando entre os lançamentos de cinema: os filmes rebot (Exterminador do Futuro, Star Trek) que pegam uma franquia de sucesso e recomeçam ela; os filmes baseados em outras mídias (livros, games, HQ's, mangás e animes) que mostram a "crise" de criatividade que sempre existiu em Hollywood; e as comédias-românticas.

Pegando esse último nicho de filmes, temos vários exemplos de verdadeiros clássicos conteporâneos. E também de total lixo descartável.

Ao assistir A Proposta (The Proposal, 2009), novo filme de Sandra Bullock, ex-namoradinha da América, e Ryan Reynolds, novo galã do momento, fiquei com a sensação de que é um filme que se encaixa entre esses dois opostos.

Dirigido por uma Anne Fletcher (Vestida Para Casar; Ela Dança, Eu Danço) que já está craque em filmes água-com-açucar, junta o melhor das comédias do gênero e nos entrega um divertido passatempo.

Na história, Margaret Tate (Sandra Bullock), uma editora linha dura (para não dizer insuportável) que tem Andrew Paxton (Reynolds) como um eficiente, mesmo que atrapalhado, assistente está prestes a ser deportada para o Canáda já que ela está no EUA "ilegalmente".

A saída? Casa-se com seu "fiel" escudeiro Andrew para que assim possa permanecer nos EUA. Precisando convencer a todos, e principalmente o agente da imigração que a perseguirá, os dois, principalmente ela, precisarão em quatro dias convercer a todos de que se "amam" e que o casório será real.

Em troca, Andrew quer um romance publicado e o tão almejado cargo de editor ao retornarem do Alasca, onde mora a família de Andrew, onde ficarão nesses dias que antecedem a entrevista com o agente da imigração, para comemorar o aniversário de 90 anos de sua avó.

Começam ai os velhos clichês desse tipo de fita. E o melhor de tudo é que, mesmo sabendo o final, é um filme tão gostoso e divertido, que você começa a torcer para que o "acordo comercial" se torne total e exclusivamente pessoal.

Com uma dupla muito afinada e introsada, me supreendeu o quanto Reynolds evoluiu a cada filme como um ator versátil. Tomará que continue nesse caminho pois percebe o quanto ele fica confortável atuando nesse tipo de papel.

Sandra continua linda e aos 45 anos ainda arranca suspiros dos marmanjos mundo pelo mundo (digo isso pelas reações dos que estavam na sala lotada). E no papel perfeito para mostrar que o grande público ainda a admira, não sendo a toa a marca de 34 milhões de dólares no fim de semana de estréia somente nos EUA!!!!!

O elenco de coadjuvantes também segura bem a onda, destaque para a vovó de Andrew, interpretada com muito gosto pela veterana Betty White que sempre rouba a cena quando aparece.

Os diálogos não ofendem ninguém e com surpresinhas aqui, lugares comum acolá, A Proposta é um filme muito fofo...literalmente. E que diverte muito aos que gostam do cinema pipoca que tanto faz falta ultimamente.

Ficará perfeito no DVD, principalmente com esse tempinho frio, acompanhado de chocolate quente.

Ficha Técnica:
A Proposta (The Proposal - EUA, 2009) - 108 min - Romance / Comédia
Direção: Anne Fletcher
Roteiro: Peter Chiarelli
Elenco: Sandra Bullock, Ryan Reynolds, Malin Akerman, Craig T. Nelson, Mary Steenburgen, Betty White, Denis O'Hare, Oscar Nunez
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário:

  1. Gostei da sua análise. Existindo um filme e a
    Sandra Bullock estando nele, já basta.
    Ela é o próprio filme.

    ResponderExcluir