8 de fevereiro de 2010

GI Joe - A Origem do Cobra

Os brinquedos da infância tomam vida pelas mãos do cinema!

Fato que todos nós sabemos, é que Hollywood não perde tempo para beber em fontes lucrativas. Depois de adaptações de sucessos dos quadrinhos, desenhos, livros, games, resolveram adaptar brinquedos para a telona. O sucesso de Transformers está ai que não deixa dúvidas de que quando algo é feito pra agradar o seu público-alvo, a onda é implácavel.

Confesso que quando foi anunciada a adaptação de mais brinquedos para o cinema, e sendo os Comandos em Ação, torci o nariz. Transformers foi um tiro no escuro que acertou o alvo, mas o segundo filme (falo dele em breve) já provou que o olho grande dos produtores começou a estragar algo que era bom.

Mas eis que o trailer me trouxe uma certa "esperança" de que ele não fosse de todo mal. Com uma elenco encabeçado por Dennis Quaid, que tem o meu carisma de outros filmes bacanas, até que bateu o interesse e meu pré-conceito do filme foi então jogado por terra.

Nesse caso o resultado foi divertido. Sim, porque o filme não é um primor de ação (e história) como a série Bourne (até porque muitos poucos são!). Mas é um filme pipoca que diverte e cumpre seu papel de ser uma adaptação feita pra gerar grana pro estúdio. Tenho que admitir também que a cena da perseguição em Paris deu uma certa empolgada. E as lutas bem coreografadas dos ninjas também são legais. Todos os clichês estão bem empregados e funcionam de forma que não insultam a inteligência de quem assiste. Basta embarcar na viagem e lembrar dos dias de infância tão bacanas.

A única diferença é que agora o dono da história é um Stephen Sommers, conhecido pela criação da série A Múmia (que talvez seja o ápice de sua carreira!), que utiliza muito bem o roteiro bem mastigado e que usa o esquema ação-piada-ação de forma competente. Alguns exageros nos efeitos talvez prejudiquem algumas cenas, mas a sensação de incômodo logo passa.

A inevitável (e já prevista) sequência pode vir pra corrigir alguns desses erros, como os desnecessários flashbacks ou piadinhas fora de hora. Como disse antes, basta embarcar na viagem e GI Joe se transforma em um daqueles filmes que vai ser bacana e divertido rever na Sessão da Tarde. Afinal de contas, brinquedos foram feitos pra isso certo?



Ficha Técnica
G.I. Joe - A Origem de Cobra (G.I. Joe - The Rise Of Cobra - EUA - 2009) - 118 min. -Aventura/Ação
Direção: Stephen Sommers
Roteiro: Stuart Beattie, David Elliot, Paul Lovett, Michael Gordon, Stephen Sommers
Elenco: Dennis Quaid, Channing Tatum, Sienna Miller, Marlon Wayans, Joseph Gordon-Levitt, Ray Park, Christopher Eccleston, Brendan Fraser, Rachel Nichols, Jonathan Pryce, Arnold Vosloo, Adewale Akinnuoye Agba
Site Oficial: http://www.gijoemovie.com
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: