22 de março de 2011

O Aprendiz de Feiticeiro

Diversão despretensiosa...

Filmes para família são lançados a rodo todo ano. Mas com certeza os filmes que tem a "mão" da Disney são diferenciados. Ok, nada muito complexo, nada muito intrigado. Roteiro leve, atuações na média e piadinhas que não ofendem ninguém.

Em O Aprendiz de Feiticeiro (The Sorcerer's Apprentice, 2010) temos exatamente essa fórmula de sucesso utilizada a anos pelo estúdio. Dave Stutler (Jay Baruchel) é o típico garoto nerd que se envolve em uma confusão além da sua compreensão.

No ínicio do filme, somos apresentados a história do mago Merlin (James A. Stephens) e seus aprendizes: Balthazar Blake (Nicolas Cage, se divertindo), Maxim Horvarth (Alfred Molina) e Veronica (Monica Belluci, sempre bela). Após Maxim conspirar com a rival de Merlin, a bruxa Morgana (Alice Krige), que mata o mago. Antes ele consegue aprisionar a bruxa com um poderoso feitiço e pede a Balthazar que encontre seu sucesso, o primeiro merliano e lhe entregue um poderoso anel, para que assim, Morgana, que teve o espiríto preso em Veronica (detalhe pra aumentar o "drama" da história), possa ser finalmente derrotada.

Só que, como nada é fácil, Maxim foge, e graças a um feitiço também do Merlin (o cara é o cara, entenderam?) que faz com que seus aprendizes permaneçam com a mesma idade física até encontrarem o "sucessor" de Merlin. Quando Balthazar encontra por "coincidência" Dave, esse com 10 anos de idade, coisas acontecem (não vou contar pra não estragar o filme), o menino fica traumatizado e quando acha que tudo vai ficar do jeito que está, a confusão o encontra de novo.

Passados 10 anos, outra "coincidência" e agora, Balthazar terá que treiná-lo, já que ao que tudo indica ele é o "escolhido" (qualquer semalhança...), para enfrentar o maior desafio da sua vida! Sim, você já viu essa história. Sim, tem um interesse amoroso. Sim, tem as piadinhas que aliviam a tensão. E apesar do clima de mais do mesmo, o filme diverte pacas. Efeitos bacanas, um Nicholas Cage com mô pinta de "mestre Miagui", Jay Baruchel tentando levar o filme sozinho nas costas (ok, ele não consegue). Nada que ofenda, mas que também não vai virar história. Um filme pro fim de semana com a família, leve e despretensioso.

Talvez esteja ai o seu maior trunfo: ser o mais simples possível e a partir daí, agradar o espectador menos exigente, que só quer se divertir em um domingo nublado. Cara da Disney, do começo ao fim.

Trailer:



Ficha Técnica
O Aprendiz de Feiticeiro (The Sorcerer's Apprentice) - 111 min. - EUA - 2010 - Ação / Fantasia
Direção: Jon Turteltaub
Roteiro: Larry Konner, Mark Rosenthal
Elenco: Nicolas Cage, Jay Baruchel, Alfred Molina, Teresa Palmer, Toby Kebbell, Omar Benson Miller, James A. Stephens, Alice Krige, Monica Bellucci
Site Oficial: http://www.disney.com.br/filmes/cinema/aprendizdefeiticeiro/#home
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: