7 de junho de 2011

Marley & Eu

Best-sellers que só vende pelo cachorro?

Sim, sou avesso a qualquer exagero da mídia diantes de certos produtos (filmes, livros, discos...etc). Marley & Eu, o livro, recebeu esse tratamento. Confesso que não consegui ler mais do que 20 páginas. Não pela falta de qualidade. O texto do colunista do Philadelphia Inquirer, John Grogan (interpretado por Owen Wilson). Mas pelo final previsível que se desenha já naquelas primeiras páginas. Como virou praxe em Hollywood atualmente, todo best-seller, vai pra telona.

E assim, Marley & Eu, coloca na tela, de forma ora divertida, ora apelativa, a história de Grogan durante o período em que seu cachorro Marley, labrador atentado, lhe "ensinou" lições valiosas.

Ok, licença poética a parte, o próprio filme cai em contradição em relação a sua premissa. Todos nós sabemos (ou não) que a própria vida tende a nos cobrar o amadurecimento necessário para lidarmos com as questões da vida adulta. Trabalho, contas a pagar, relacionamento, maternidade. O curso que traçamos pra nossa vida é o que determina as experiências que teremos nela.

Mas no filme (e com certeza no livro, não terminei de ler) o "recurso" Marley é utilizado única e exclusivamente para um só propósito: fazer o espectador chorar.

Como falei no ínicio desse post, o final é previsível e a não ser que não se tenha um coração, é impossível não se emocionar. E talvez por essa previsão "antecipada" do que vai acontecer, vamos nos apegando aquela cara de tonto que o diretor David Frankel (O Diabo Veste Prada) faz questão de colocar na tela para aliviar a tensão de algumas cenas. Ou simplesmente pra aliviar mesmo.

A maior lição dessa história é ver alguém que desiste de alguns sonhos para o bem maior de sua família. Esse ponto merece destaque. E não só a cara de tonto do cachorro também merece destaque. O elenco humano, liderado pelo já citado Owen Wilson e que conta com a fofa Jennifer Aniston, interpreta a história de maneira competente. Mas é só.
O drama, o alívio cômico, as "lições" prontas....ok, é uma história real. Mas colocar no cachorro a culpa do amadurecimento de Grogan é a mesma coisa que colocar a culpa na água que evapora criar chuva. Deu pra entender a relação? Não? Pois é exatamente o porque não entendo o alarde todo em cima desse produto (filme e livro).

Resumindo, sem o cachorro, o filme é só mais um drama sobre o maior drama da vida adulta: lidar com escolhas.

Trailer:


Ficha Técnica
Marley & Eu (Marley & Me) - EUA - 2008 - 120min. - Drama
Direção: David Frankel
Roteiro: Scott Frank, Don Roos
Elenco: Owen Wilson, Jennifer Aniston, Eric Dane, Kathleen Turner, Alan Arkin, Nathan Gamble, Haley Bennett, Clarke Peters
Site Oficial: http://www.marleyeeu.com.br/
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário:

  1. Muito bom seu blog ja estou seguindo. abraços
    http://blogandodemadrugada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gabriela, obrigado pela visita...fique a vontade!

    Muito bonito o seu blog...estarei acompanhando.

    Abraços!

    ResponderExcluir