18 de janeiro de 2010

O que fazer quando um sonho acaba?

Noite de chuva em São Paulo.
Talvez tenha trabalhado demais.
Talvez tenha bebido de menos.
Talvez seja só o sono ou coisa parecida.
Talvez devesse sair lá fora e dançar com chuva querida.

As palavras, os erros, as tentativas, acertos.
Nada mais importa, pois o moribundo se encontra a porta.
Pedido humildemente licença para a derradeira jornada.
Mas não são todas elas derradeiras?

O leite que azeda, não chega perto do gosto amargo que sinto.
E é fato que com certeza a merda exposta na galeria nem cheira.
O fato é que você nem sabe pra onde olhar...
a chuva que cai lá fora é só pra levar embora toda a mágoa.

Mas não é suficiente pois a chuva só expõe
Todos os defeitos de quem um dia sonhou em ser direito.
E acabou errando talvez pelo egoísmo, talvez pelo excesso.
Talvez pelo orgulho, talvez pelo barulho,
Que nunca entrou sem pedir licença.

Foi bem aceitou e se jogou no sofá por inteiro!

A falta de dinheiro, a falta de sossego,
A solidão parece companheira, mas tenho cuidado.
Pois a traiçoeira vai me mostrar o que eu era.
Talvez seja uma amiga sincera
Talvez uma puta solitária.

Mas somos todos a mesma coisa, a mesma terra, a mesma sina, a mesma laia!

Mas espero que um dia, ela vá embora sem despedida.
Pois mais um sonho acaba de morrer ali na esquina.
A triste despedida talvez seja a minha sina.
Em chegar tarde demais e se arrepender por querer demais.

12 de janeiro de 2010

Adeus ao Dicas Blogger: lamentação ou revolta?

Talvez a melhor definição que tenha para o qual comecei a ter um blog (novamente) foi o fato de poder compartilhar com doidos como eu meus gostos e afins. Para minha surpresa existem doidos como eu (no bom sentido pra não criar confusão ok?).

Bom acho que todos que temos um blog (ou tentamos) é pelo puro e simples prazer de externar algo. No meu caso, gosto pelos filmes, discos, séries que assisto, ouço. E todo o resto. Não é muito para muitos, mas é algo que tá aqui. É material bruto que é lapidado aqui nessa plataforma que aprendi a gostar por conta de um blog que achei por acaso.

Chamava Dicas Blogger e tinha como host (palavra bunita rapá!) a sempre prestativa Juliana Sardinha que em seu Twitter nos enchia com mais brilhatismo e inteligência. Se você me perguntasse o que era blog antes de ler todos (sim eu fiz isso sim =D) os posts dessa pessoa que se dispunha se nenhum preconceito (dadas certas excessões e ninguém é de ferro né?) a ajudar e dar dicas para todos que usam essa plataforma ainda não tão boa quando a Wordpress (e todos sabemos disso!) a ser melhor explorada e utilizada, principalmente por aqueles que como eu, não sabiam nem como usar o CTRL+F na página de Layout.

11 de janeiro de 2010

Deve ser...

...apenas o sono, o cansaço do cotiano corrido.
...apenas a falta de tempo e o faço tudo corrido.
...apenas o erro de tentar acertar por ser tão corrido.
...apenas a mesmice que anseia por um tempo corrido.

A falta do medo de não saber o que o futuro te entrega.
A falta do sério, do objeto e da fala.
A falta de tudo o que acho um tanto inútil.
A falta de risos, gritos e sussuros.

Deve ser apenas eu mesmo
Gritando e ouvindo apenas cochichos.
Deve ser apenas você inteiro
E a metade de tudo o que nada mais tenho.

A falta de sonhos, de planos risonhos.
A falta de certo e errado, nem tanto.
A falta do barulho que te deixava surdo.
A falta do mundo que sumiu no escuro.

Deve ser apenas eu mesmo
Ou você se quebrando aqui dentro do peito.
Deve ser apenas você ao meio
E tudo o que sonho jogado no ralo do banheiro.

8 de janeiro de 2010

Gênios dos games

Quem são (pra mim) os gênios dessa quase forma de arte?

Para aqueles que não estão muito familiarizados com esse mundo, que hoje tem faturamento maior que o de Hollywood e deixa temerosos os estúdios, é importante saber que assim como a 7ª arte tem em nomes como Steven Spilberg, Francis Ford Coppolla, George Lucas, Wood Allen o status de gênios, o mundo dos games também.

A cada ano, a indústria do vídeo-game alimenta uma discussão que só vem crescendo a cada lançamento. Argumentos, matérias, forúns, são muitos os materiais que ampliam ainda mais o número daqueles que defendem com unhas e dentes essa forma de entretenimento de início tão simplório e que hoje movimenta milhares de pessoas e milhões de dólares.

A discussão é grande e uma pergunta fica no ar: afinal de contas, podemos considerar os games uma forma de arte?

Com o avanço da tecnologia, que teve a ajuda dos games na sua evolução, cada vez mais vemos jogos cada vez mais belos e complexos. O enredo infantil, agora é substituído por fatores psicológicos, história de mais de 60 horas e violência realista. Os bonequinhos coloridos, são agora são personagens que beiram o real e parecem pular da tela a qualquer momento. Fazem pensar. Causam estímulos dos mais variados. Empolgam, entristecem. O fato diversão é só uma parte do pacote que os games trazem.

Claro que temos o lado ainda mecânico da coisa. Um objetivo, algo para fazer. O "jogar video-game" talvez tire o prestígio artístico. Muitos consideram uma forma de expressão muito nova para ser considerada arte, mas o cinema também é e utiliza uma combinação de expressões (fotografia, pintura, literatura) que resulta na 7ª arte. Se pensarmos nessa linha, acrescentamos o cinema em conjunto com a tecnologia e temos os GAMES.

Veja um vídeo de Hideo Kojima sobre o assunto aqui. Não sabe quem é ele? Continua lendo!

4 de janeiro de 2010

Com sono ou cervejado?

Domingo, trabalhei igual a burro. Na verdade, nunca trabalhei tanto na minha vida. Tudo bem, pobre tá ai pra sofrer mesmo. Talvez seja a sina, igual a fila (e brasileiro adora uma!). Trabalhar, não ganhar lá essas coisas, ficar cansado, estressado, não aproveitar as coisas boas da vida e quando se olhar no espelho, 50 anos depois, já foi.

Me lembro do filme Antes de Partir e daquela lista de "coisas a serem feitas antes de morrer". Pra quem tinha o dinheiro do personagem de Jack Nicholson, fica fácil. E pra quem ganhou na Mega da Virada também...ou não?

Revendo algumas fotos, me lembro que essa busca pelos milhões e cifrões não fazia parte do sorriso fácil e sincero (de quase todos) que estavam naquelas fotos que olhei. Por mais que nossas vidas sejam difíceis, complicadas, sempre tem alguém que vem e nos mostrar o quão babaca somos de ficar reclamando, certo?

2 de janeiro de 2010

Resenha | As Duas Faces da Lei

Mestres da atuação em filme que poderia ter algo a mais

Na cena final de As Duas Faces da Lei (Righteous Kill, 2008), filme que reúne em tempo "integral" os geniais Robert DeNiro e Al Pacino,  fiquei com a sensação de que faltou algo. Talvez uma cena como em Fogo Contra Fogo (Heat, 1995), onde os dois estavam juntos e fizeram uma única cena que valeu o filme. Talvez uma história clássica como a de O Poderoso Chefão - Parte 2, onde dividem apenas os créditos.

O peso de reunir esses dois grandes atores foi muito para um filme que não tem o tamanho deles. Não que seja um filme ruim. Mas parece que falta algo.

A história acompanha os detetives David Fisk (Pacino) e Thomas Cowan (DeNiro) na caça de um serial killer que vem matando criminosos que erroneamente são inocentados pela justiça. Condecorados e com o mesmo prestígio de seus intérpretes, vamos sendo apresentados as peças que montam esse quebra-cabeça.

Um quebra-cabeça que para quem assistir com mais atenção vai logo sacar a pegadinha no final do primeiro ato, e a partir daí, o filme fica em um vai e volta confuso e que não ajuda o filme. E sempre tem aquela sensação de "já vi isso em algum lugar". E é só isso. Ficamos na expectativa de uma cena antológica, um dialógo, mas ai aparece o 50 Cent...já dá pra imaginar o que pensei né?

Era de se esperar algo mais consistente e maduro. Se tivéssemos no lugar da dupla, atores menos prestigiados, talvez funcionasse melhor. Mas o peso dos protagonistas é demais para o clima de cinema B e que tudo está sendo feito no improviso. E nem mesmo o charme de Carla Gugino (Watchmen) consegue empolgar. Talvez com um direção mais firme, um nome mais renomado faria com que a dupla saísse da mesmice que vem se tornando rotina de suas recentes atuações.

Espero sinceramente que possam se reunir em breve para poderem tirar esse filme que não faz jus as suas carreiras, e nem ao prestígio que tem, porque não foi dessa vez.

Avaliação do Alter Ego


Trailer

Ficha Técnica
As Duas Faces Da Lei (Righteous Kill - EUA - 2008) - 101 min. - Policial
Direção: Jon Avnet
Roteiro: Russel Gewirtz
Elenco: Robert De Niro, Al Pacino, 50 Cent, Carla Gugino, John Leguizamo, Donnie Wahlberg, Brian Dennehy
Site Oficial: http://www.righteouskill-themovie.com/