26 de fevereiro de 2013

Yoani Sánchez e a apatia social

Parece que tudo nos dias de hoje...
...é motivo de questionarmos o que é "certo" e "errado". Graças a inclusão digital, hoje temos pessoas dos mais variados níveis sociais se encontrando de maneira quase que imediata. Seja um filme, seja uma música, um lugar...não existem mais fronteiras sociais no que diz respeito ao mundo da internet.

Infelizmente essa inclusão é só digital. É perceptível que falta muita no campo educacional e no campo financeiro. Mas percebe-se que isso é um mero detalhe quando existem movimentações festivas e alegre Facebook a fora.

Agora, apertando a ferida, porque não vemos essa movimentação quando tratamos de coisas sérias?

Faço já antes de mais nada mea culpa perante a questão. Só que me impressiona cada vez mais a postura hipocritamente correta que a minha geração tem diante das telas dos tablets, notebook, PCs e smartphones. Smartphones esses que às vezes (só às vezes tá pessoal?) são mais espertos que seus donos que vorazes consomem informação cada vez mais e mais descartável.

Me recusei a comentar as reações sobre a tragédia de Santa Maria. Me assustou o quanto a Idade Digital está cada vez mais cruel e ao mesmo tempo, tão cheia de mimimi (expressão essa desse mundo confuso). É preocupante ver o quão frio e efêmero é o resultado que tais passagens da nossa história tem sobre a sociedade.

Tudo muito rápido, tudo muito prático, tudo muito "03 minutos". Na outra semana, já se esqueciam os rostos, os sonhos perdidos. Mas não se esquece tão fácil a crueldade e a ignorância registrada nas timelines, logo acima dos "clipes" lek leks e BBBs da vida.

E ai, me segurei para não comentar sobre a visita da blogueira Yoani Sánchez. E toda essa volta sobre a atual situação que acompanhamos nas redes sociais é justamente para darmos dimensão a importância, que é totalmente descartada, que a internet, que as ferramentas disponíveis nela.

Ler um pouco sobre a história dessa cubana, de 37 anos, jornalista nascida em Havana, e que ficou mundialmente conhecida pelas críticas ao regime de Fidel Castro, e agora de seu irmão Raúl em seu blog, Geração Y, criado em 2007 e que hoje é traduzido para 15 idiomas, é inspirador. E ao mesmo tempo, entristece.

Em meio a teorias da conspiração e comentários estapafúrdios sobre a credibilidade de seu blog, o que mais inspira é o fato de que mesmo em meio as ameaças de um governo ditador, Yoani, que hoje é mundialmente conhecida pelo destaque que a revista Time lhe deu, colocando-a entre as 100 pessoas mais influentes de 2008, usa a mesma internet onde vemos tanta intolerância e tanto descaso com o próximo, para dar voz a um povo que vive a décadas oprimido e que antes de uma pequena ação, resolveu fazer algo.

O que entristece é o fato de que a liberdade não é valorizada. Me surpreendeu o fato de Yoani não poder acessar seu blog de casa...da sua própria casa! Me fez pensar que não é fácil mesmo ser diferente. E me entristece mais ainda os que mais se preocupam se o produto é made in USA ou não...realmente é isso que importa?

Realmente o que importa é como e para o que usamos nossa "vontade" de mostrar o que pensamos e queremos. Se o mundo online é o reflexo do mundo real, tem alguma coisa errada. Ou tudo, ou nada. Alguém vai apagar a luz quando sair? Eu acho que não...

Stone Sour - Do Me a Favor

Antes mesmo de Slipknot...
...ou até antes mesmo de fazer um dos melhores e mais elogiados shows da última edição do Rock In Rio, o Stone Sour ganhou o meu respeito por algumas várias músicas que mostram um lado pouco conhecido do vocalista Corey Taylor.

Pouco conhecido é coisa do passado pois o novo disco dos caras, intitulado House of Gold and Bones Part 2, é um dos mais aguardados do ano. E pra já ir deixando um gostinho de quero mais, lançaram no último dia 12 o primeiro single, uma pancada chamada "Do Me a Favor".

Ouve ai no talo...valeu a pena.
"So do me a favor
Your behavior
Is just a reason why
There is no savior"
Letra completa aqui

20 de fevereiro de 2013

Sufocando...

Imagem: Arquivo Pessoal
Perdendo o ar...o rumo...o prumo...e como o nocaute que se aproxima após o direto de esquerda certeiro, o horizonte vai sendo consumido pela escuridão que assombra, amedronta, atordoa.

Os pensamentos são confusos, o futuro, incerto. Perca de foco, perca de senso...à beira do desespero.

Tentativa de retomar o fôlego.

Cinco minutos, dez...o silêncio toma conta em meio ao caos.

Como está tão escuro se o sol lá fora insiste em brilha com toda a força?

Posso deitar aqui uns 05 minutos? Posso rever e parar de ser o idiota que tenho a certeza que sou?

Olhares, pensamentos e palavras...perdidos e jogados ao vento.

Tempo...talvez seja a falta dele que causa a (i)maturação. Talvez sejam todos os "talvez" que escondem a certeza.

Enquanto isso, a angústia consome...

...mesmo que no fundo a esperança ainda reluza assim como o sol desse belo dia.

19 de fevereiro de 2013

Ponto de vista

Mude o modo de ver a vida...

A vida está difícil? As coisas só são impossíveis para aqueles que não acreditam em si mesmo...vamos viver, amar, brigar, lutar e pensar que o amanhã pode não chegar.

Não deixar escapar aquilo que te faz se sentir diferente, único e vivo.

Aprender, reciclar, aproveitar tudo o que lhe é jogado...

Tudo é uma questão de ponto de vista. Parar, esperar, ter paciência...fatores essências para sobrevivermos a nós mesmos.

Talvez tudo isso que estou falando se perca em algum lugar do caminho. Ter a humildade pra olhar pra trás, não é vergonha pra ninguém. O orgulho só leva ao fundo do poço aquele que se fecha no mundinho da descrença e falta de fé.

Acreditar...

E assim, com esse pensamento em mente, vamos aprendendo, caindo e levantando. Seguir em frente, lembrando ao olhar para as cicatrizes que somos fracos, falhos e humanos é a maior prova de que você (e eu) está crescendo.

Desperdice seu tempo jogando conversa fora, dando risada, tomando uma breja gelada, ouvindo o disco que ama, lendo aquele livro viciante, jogando um game...ensinando, aprendendo e acima de tudo:  fazer tudo aquilo que te faz bem e feliz.

14 de fevereiro de 2013

Red Hot Chili Peppers live at Rock in Rio 2001


O ano era 2001...Freguesia do Ó, São Paulo...um garoto de pouco mais de 14 anos prepara seu vídeo cassete...para gravar o show daquela banda que havia comprado o primeiro disco, Californication, a quase um ano.

Era tudo novo, era tudo barulhento. Era a puberdade em formato de música. Sonhos, vontades, viagens em notas que soavam como martelo no prego...e o inglês nem era mais barreira para a poesia que invadia o quarto e virava trilha sonora dos games rolando no PS1.

Não tinha idade pra ir ao Rio, muito menos dinheiro (não mudou muito...rs), mas estava se sentindo lá. Fato é que vendo hoje, alguns erros passaram totalmente despercebidos. E mesmo com o pai pedindo silêncio (era um domingo a noite, tinha aula no outro dia), grudou literalmente na TV para continuar gravando aquilo que no momento, era o show da sua vida.
A vibe, a energia, de uma banda e 250 mil pessoas que não estavam de verdade ali pra mudar o mundo...já que ficou já provado de que o mundo não está melhor por aquele e nem outros festivais pelo mundo. A utopia de repetir Woodstock ainda ficou só na vontade.

Pensava isso naquele dia. Que nada, só esperava ansioso a faixa 3 ao vivo. Ou talvez a última. Nem rolaria num show com tanta energia. E assim como todos os outros lá, ali, grudado na TV queria era sim se divertir e curtir um puta show de rock.

Pecado isso? Talvez...mas alguém ligou? Foi só mais um show de rock. História feita...

Ouça no talo...

12 de fevereiro de 2013

Citações: Minotauro

imagem: reprodução - Canal FX

God of War live action

E ai eu me pergunto...
...como ainda tem produtoras que conseguem estragar games adaptado-os de qualquer jeito para o cinema.

Desde março de 2005, todos que gostam de games tem o privilégio de ter God of War como uns dos melhores e mais desafiantes games de todos os tempos. E a cada jogo, a Sony prova porque é ao lado da Nintendo uma das imortais dos games.

Kratos não é apenas um filho da puta impiedoso e na boa, acho que ele tem mais do que motivos pra se vingar de todo mundo. Quem jogou qualquer jogo sabe disso.
"A vingança nunca é plena..." - vê o vídeo e tenta pensar desse jeito.

Parabéns pra Sony que arrebenta não só nos games da série mas se superou nesse live action que me remete a pergunta: porque não estender essa qualidade para 120 minutos na tela grande?
Sensacional resume tudo. God of War: Ascencion será o próximo jogo da franquia que será lançado para PS3 em março próximo.

Ahhh o Carnaval...

...sem essa canção não é nada. Sem mais...curte ai!

Bons tempos em que a MTV tinha algo que prestava...

Um outra visão...

Talvez seja só comigo, mas toda vez que nos afastamos do problema, é incrível como a solução fica clara. Às vezes o silêncio é a melhor saída. E olhar pra trás não significa medo de seguir em frente. São coisas que ninguém ensina. Às vezes precisamos sentir na pele como é se queimar no fogão quente. Meu filhote, que hoje tem 03 anos e 10 meses aprendeu isso da pior maneira. E vai ser assim a vida inteira.

Super proteger, super preocupar, super nada. Infelizmente não temos e nunca teremos total controle sobre tudo. A força que move a vida humana, a vida terrena é além da compreensão. A ciência pode tentar explicar, a religião pode tentar embelezar, mas fato é que a vida humana é uma engrenagem que não pode e nem deve ser parada.

Uma peça deu problema? A própria natureza faz questão de trocá-la. O que valoriza o nosso esforço, o nosso trabalho e a forma como lidamos com o resultado de tudo isso. Qualidade de vida significa aproveitar de forma vantajosa o fruto de um esforço quase mecânico que se teve durante certo período. Para alguns vem mais rápido, para outros nem tanto. Mas a forma como vai embora, essa sim define quem somos.

A natureza humana é, infelizmente, de sobrevivência. O impulso às vezes bate nos dentes e volta em forma de palavras, mas quem disse que gestos, olhares, movimentos não contam?

Deixo pra citar apenas agora a minha indignação e nojo que senti ao ver nas redes sociais a repercussão da tragédia de Sta. Maria. Pseudos-moralistas que usam a internet como bunker que os protege das consequências de suas palavras, hoje somem esperando a próxima merda acontecer para saírem de suas tocas.

2 de fevereiro de 2013

Tommy Edison XP

Tem algumas coisas que vemos...
...que fazem com que uma reflexão interna comece a ser feita quase que de imediato. E a vida parece que sempre nos apresenta situações como essa pra podermos dar valor ao que realmente importa.

Colocando em dia minha leitura, passei pelo YouPix e vi um post sobre como os cegos usam o Instagram.

Resolvi ver o vídeo e me deparei com essa figura chamada Tommy Edison e seu canal Tommy Edison Experience (o XP do título).

Porra, que lição de vida.

Tommy é cego desde que nasceu e resolveu produzir alguns vídeos com o intuito de revelar, sempre com um humor peculiar, os desafios que enfrenta diariamente. Além dos vídeos, Edison também posta alguns reviews de filmes, parte do projeto intitulado Blind Film Critic, com uma perspectiva única, já que seus focos são o roteiro e a atuação.

1 de fevereiro de 2013

O Lado Bom da Vida

Existem paixões a primeira vista...
...e existem filmes que encantam a primeira vista. A rápida comparação entre duas coisas tão distintas exemplifica bem a relação das duas personagens principais desse, que pra mim, já é um dos melhores filmes do ano. E olha que o ano nem começou direito.

São poucos os filmes que conseguem prender com um roteiro original, que sai do lugar comum das comédias românticas, que diverte, faz você refletir e ainda não ofender a inteligência. Na verdade, esse filme é tão diferente do convencional que nem se enquadra nessa categoria. E nem em nenhuma outra.

"O Lado Bom da Vida" (Silver Linings Playbook, 2012), conta a história de Pat Solitano (um surpreendente Bradley Cooper), professor de história que tem um surto bipolar quando é traído pela mulher. Fica internado durante 08 meses e ao sair do hospital psiquiátrico, busca de todas as formas, com uma ideia fixa, de que irá recuperar o seu já encerrado casamento.

Em meio ao tratamento que deve fazer para provar que pode voltar ao convívio social , Pat conhece Tiffany (a merecidamente premiada Jennifer Lawrence), viúva, que tenta superar à sua maneira, a morte abrupta do marido. Em meio a agressividade de Tiffany e a "espontaneidade" de Pat, os dois acabam chegando a conclusão de que são os únicos que se entendem e decidem se ajudar.

Citações: Winston Churchill