15 de novembro de 2016

Resenha | Kingsman - Serviço Secreto

Quando vi o primeiro trailer de Kingsman, pensei imediatamente em mais um daqueles filmes que caça-niqueis que se aproveitam de algumas ideias bacanas e copilam em um filme sem graça e sem sentido. Cara, como eu gosto de me enganar algumas vezes.

É um daqueles exemplares em que ao subir dos créditos, me perguntei: porque não vi esse negócio antes! E o mais engraçado: as ideias mais bacanas já usadas estão lá. E isso é muito bom. Sério, muito do que é feito em Kingsman se dá culpa ao balanço perfeito entre tudo o que os filmes de espionagem e super-heróis já criaram.

E Matthew Vaughn sabe como usar isso da melhor maneira possível. São três ou quatro cenas, incluindo a já clássica cena da igreja, que mostram que o talento de Vaughn vai muito além do surpreendente Kick-Ass (2010) e do excelente X-Men: Primeira Classe (2011).
Coincidência ou não, Kingsman também é fruto de uma HQ. E a criação de Dave Gibbons e Mark Millar (também criador de Kick-Ass) não poderia estar em melhores mãos. Na verdade, a vontade que me surgiu foi a de ver todos os filmes de super-heróis nas mãos de Vaughn.

O tratamento, tanto nas cenas de diálogos, tanto nas cenas de ação, parecem ter sido tiradas diretamente das páginas dos quadrinhos. E claro que nada disso funcionaria se o elenco não fosse tão competente.

No filme, acompanhamos Eggsy (Taron Egerton), um jovem indisciplinado e que vive à beira da criminalidade. Contudo, um dia, seu destino se cruza com o de Harry/Galahad (Colin Firth), que não por acaso, lhe apresenta a Kingsman, agência de espionagem britânica que segue as riscas os costume do "ser um gentleman" e combate o crime da forma mais elegante possível...sempre!
Após descobri mais sobre a agência e ser recrutado por Harry, ou melhor, Galahad, para substituir um agente morto em ação, ele vai passar por um processo de treinamento para se tornar um Kingsman. Em paralelo a isso, Galahad tentará impedir os planos de Valentine (Samuel L. Jackson), um vilão em ascensão com planos de dominação mundial através da tecnologia que seus bilhões são capazes de criar.

O que poderia se tornar mais do mesmo, se torna uma das melhores adaptações de uma HQ e também um dos filmes mais divertidos das últimas décadas. Sério, Kingsman se torna um clássico moderno justamente por mostrar que sabe de onde veio. E melhor ainda: sabe para onde vai. Colin Firth entrega um agente secreto que dá inveja a muito Bourne, Hunt ou Bond.
É incrível como o ator se dedica ao papel e entrega um dos personagens mais classudos e bacanas dos filmes de ação. E claro que o garoto Taron Egerton também se esforça, com muito sucesso, em entregar um Eggsy que mostre de forma convincente como a transformação de um garoto do gueto inglês em agente secreto pode ser plausível e bem construída.

E o que dizer de Samuel L. Jackson? Valentine é talvez o papel em que o ator mais se diverte! É palpável o tamanho da alegria que ele entrega a um personagem que mescla o desprezo e ironia que um vilão competente deve entregar. E claro que Sofia Boutella, que interpreta a capanga Gazelle, não fica atrás e entrega forma uma dupla tão competente quanto a dupla de heróis.

É necessário dizer também que até mesmo os coadjuvantes Mark Strong, que interpreta Merlin, uma espécie de "suporte" e guia aos Kingsman, Michael Caine, como o chefe-mor Chester King/Arthur da Kingsman e Sophie Cookson como Roxanne "Roxy" Morton, ajudam ao filme a ganhar mais profundidade e trazem mais qualidade ao filme.
Mas mais do que um filme de ação incrível, Kingsman ainda tem tempo para questionar os rumos da nossa atual sociedade. A tecnologia usada por Valentine para seu plano é uma verdadeira alfineta nas dependências que criamos e temos.

E na melhor do que em tempos modernos, termos um filme que tem a coragem de trazer reflexão em meio a ação, sangue e pancadaria!
Assista Kingsman. Não faça igual a mim. Não espere. Assista Kingsman hoje!

Avaliação do Alter Ego:

Trailer:

Ficha Técnica:
Kingsman - Serviço Secreto (Kingsman: The Secret Service) - 2014 - 129 min. - Reino Unido - Ação
Direção: Matthew Vaughn
Roteiro: Jane Goldman, Matthew Vaughn (baseado na HQ de Mark Millar e Dave Gibbons)
Elenco: Colin Firth, Samuel L. Jackson, Mark Strongm, Taron Egerton, Michael Caine
Site Oficial: http://www.kingsmanmovie.com/



Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: